Europeus de Atletismo: Tiago Luís Pereira quinto no triplo salto
Tiago Luís Pereira foi quinto classificado na final do triplo salto, este sábado, nos Europeus de atletismo de pista curta, em Apeldoorn, nos Países Baixos.
O português registou 16,45 metros no melhor salto, o quinto, após 16,01 m na segunda tentativa – as duas únicas marcas válidas em seis tentativas no concurso.
Tiago Pereira, que tinha saltado 16,50 metros na qualificação, na véspera, a sua melhor marca da temporada, ficou a distantes 74 centímetros da medalha de bronze (17,11 m), do italiano Andrea Dallavalle. O seu compatriota Andy Díaz Hernández é o novo campeão europeu, com 17,71 metros, melhor marca mundial do ano. Com a prata ficou o alemão Max Heb, com 17,43 metros.
«Estas finais são para disputar as medalhas, lutar pelos lugares cimeiros, mas hoje nada funcionava, as corridas não encaixavam, os saltos com muitos erros técnicos e, mesmo assim, fiquei em quinto. Não consigo assinalar [os motivos], às vezes, só não encaixa. Tentei correr mais rápido, tentei não fazer nulos e desfrutar de cada salto, mas, infelizmente, não saiu nenhum salto decente», lamentou o saltador.
Tiago Luís Pereira, que tinha sido quarto nas últimas edições dos Europeus, sob telha, em Istambul-2023, e ao ar livre, em Roma-2024, reconheceu que teria de saltar até perto dos 17,11 metros do seu recorde pessoal ou dos 17,08 da melhor marca indoor, para ambicionar o pódio. «Desde o princípio sabia que as medalhas iam estar acima dos 17 metros e isso não me causa ansiedade, mas não foi o dia. Na única corrida que encaixou bem, tropecei e acabei por dar um mortal. Dias melhores virão», admitiu.