Hugo Oliveira tem sido capaz de apontar o caminho das balizas adversárias aos seus jogadores - Foto: José Coelho/LUSA
Hugo Oliveira tem sido capaz de apontar o caminho das balizas adversárias aos seus jogadores - Foto: José Coelho/LUSA

Fama e muito proveito: o Benfica que se cuide!

Fora de casa, minhotos só foram vergados pelo FC Porto. Nos outros oito jogos longe de Vila Nova registaram cinco vitórias e três empates. Golos? Sempre...

Há (muito) Fama e (bastante) proveito. Os jogos fora de casa não têm assustado (de todo) os azuis e brancos do Minho e o recente desaire (1-4) sofrido no Estádio do Dragão, anteontem, para os oitavos de final da Taça de Portugal, foi apenas um percalço na caminhada altamente meritória que o Famalicão tem vindo a trilhar longe de Vila Nova na presente temporada.

Até ao momento, e contemplando Liga e Taça de Portugal, a formação orientada por Hugo Oliveira realizou nove encontros oficiais na condição de visitante e o saldo é manifestamente positivo: cinco vitórias, três empates e apenas uma derrota — precisamente a já referida diante do FC Porto.

Antes dessa deslocação ao anfiteatro portista, os famalicenses tinham somado triunfos nos redutos de Tondela, Aves SAD e Nacional (sempre por 1-0), todos para o campeonato, tendo ainda empatado com o Casa Pia (1-1), com o Arouca (1-1) e com o Moreirense (2-2). Em paralelo, e antes da eliminação aos pés dos dragões, os minhotos também tinham tido sucesso nas deslocações que haviam feito por ocasião da caminhada na prova rainha: São João de Ver (3-0) e Estoril (2-1).

Mas a estes dados há ainda a acrescentar um outro bastante relevante: o Famalicão marcou em todos os jogos fora de casa, algo que diz bem da audácia dos azuis e brancos do Minho.

E para nova prova deste registo nada melhor do que mais um jogo em casa de um... grande. O Famalicão defronta, na segunda-feira (20h45), o Benfica, no Estádio da Luz, e, a julgar pela amostra, os encarnados que se cuidem. De Vila Nova a Lisboa viajará uma equipa com provas dadas e que quer continuar a provar o porquê de ser considerada uma das boas formações da atual edição da Liga.

Romeo Béney a emergir

Ainda que não seja expectável a sua titularidade na Luz — Gil Dias e Sorriso deverão jogar nas alas do ataque —, Romeo Beney está a emergir no emblema famalicense.

O jovem extremo suíço, de apenas 20 anos, esteve várias semanas lesionado, mas foi suplente utilizado nos dois últimos encontros, frente a FC Porto (1-4) e Estoril (4-0) - antes havia jogado apenas diante de Santa Clara (3-0) e Tondela (1-0), nas duas primeiras jornadas do campeonato - e parece estar a embalar...