Europeus de Atletismo: Gerson Baldé quarto no salto em comprimento
Gerson Baldé foi quarto classificado no salto em comprimento, nos Europeus de pista curta, em Apeldoorn, nos Países Baixos.
O atleta português chegou a estar na terceira posição, com um salto de 8,07 metros no terceiro ensaio, mas depois foi superado pelo búlgaro Bozhidar Sarabouykov, que conquistou a medalha de ouro com um salto de 8,13 metros à sexta tentativa.
Na segunda posição, com a prata, ficou o italiano Mattia Furlani (8,12 metros) e na terceira, com o bronze, o espanhol Lester Lescay, também com 8,12.
Esta sexta-feira, Portugal conquistou duas medalhas nestes Europeus: de prata, por Salomé Afonso, nos 1500 metros, e de bronze, por Isaac Nader, na mesma distância.
Gerson Baldé, que abdicou de dois saltos, iniciou o concurso com 7,61, terminando com 7,76 e 7,86, ficando aquém dos 8,11 da sua melhor marca do ano, igualada na quinta-feira, na qualificação para esta final, e do seu recorde pessoal (8,14), deixando o pavilhão neerlandês em lágrimas.
Carlos Calado é o recordista nacional do salto em comprimento, com os 8,22 metros conseguidos em Espinho, em 26 de janeiro de 2002, e o detentor da melhor classificação portuguesa na competição, com o segundo lugar em Valência-1998.