Escocesa suspensa por ter percorrido parte de uma ultramaratona... de carro
Escocesa Joasia Zakrzewski tem palmarés em maratonas e ultramaratonas

Escocesa suspensa por ter percorrido parte de uma ultramaratona... de carro

ATLETISMO15.11.202319:34

Joasia Zakrzewski fez oito quilómetros dos 80 da ultramaratona Manchester-Liverpool à boleia de um amigo. Alegou que «não estava a pensar bem» após uma viagem de avião de longo curso

A atleta escocesa Joasia Zakrzewski foi suspensa por um ano pela federação de atletismo do Reino Unido, por ter percorrido quatro quilómetros da ultramaratona Manchester-Liverpool, no último dia 7 de abril, a bordo de um automóvel.

Dos 80 quilómetros da ultramaratona, a escocesa, de 47 anos,cumpriu quatro à boleia de um amigo, após ter manifestado a intenção de desistir da corrida, retomando a prova que terminou na terceira posição. A infração foi detetada pela organização do evento e motivou a desclassificação da corredora.

Zakrzewski admitiu a ilegalidade e desculpou-se, mas recusou intencionalidade. No entanto, o painel de avaliação da matéria na federação de atletismo britânica rejeitou as explicações da atleta, que alegou «dificuldade em pensar de forma objetiva» devido aos efeitos, então, de uma recente viagem de avião de longo curso desde a Austrália.

Joasia Zakrzewski tem palmarés consagrado na maratona e ultramaratona, com uma medalha de prata e outra de bronze nos Mundiais de 100 quilómetros, além do recorde mundial de distância em 48 horas, estabelecido em fevereiro do corrente ano.