Auriol Dongmo lesiona-se e coloca Jogos Olímpicos em risco
Auriol Dongmo (IMAGO/ NurPhoto)

Auriol Dongmo lesiona-se e coloca Jogos Olímpicos em risco

ATLETISMO23.12.202319:03

Atleta do Sporting fraturou perna durante treino e vai estar parada durante vários meses

Auriol Dongmo lesionou-se com gravidade no tornozelo, na passada quarta-feira, e está com a participação nos Jogos Olímpicos de 2024 em risco, uma vez que vai parar durante vários meses.

Segundo Paulo Reis, treinador da atleta, a sua pupila fraturou a articulação tíbiotársica do pé direito, na quarta-feira, motivando uma cirurgia que teve lugar na quinta-feira. «Ao que tudo indica a operação correu bem, mas enquanto não tirar os pontos não conseguimos perceber quanto tempo estará parada, mas vai estar à volta de três a quatro meses sem pôr o pé no chão», avançou o técnico. Só na sexta-feira é que a representante do Sporting saiu do hospital. 

A grave lesão que contraiu significa que «os Campeonatos Mundiais de pista coberta [vão ser realizados em Glasgow] que vão decorrer em março, estão completamente fora de questão», de acordo com o técnico, e a ausência da portuguesa deve estender-se até aos Jogos Europeus que vão ser realizados em Roma, Itália, entre os dias 7 e 12 de junho. 

Relativamente aos Jogos de Paris 2024, as previsões também não são animadoras. «A expetativa de chegar aos Jogos Olímpicos de forma competitiva são baixas, mas temos esperança que a recuperação da Auriel Dongmo seja rápida e que possa aí participar», frisou.

A desportista já alcançou a marca mínima para a qualificação dos Jogos exigida pela World Athletics - órgão que gere o atletismo mundial -, mas a sua presença não estava ainda garantida. Esta só poderia ser confirmada no dia 30 de junho, uma vez que 50% das vagas são atribuídas de acordo com o ranking e as restantes através dos mínimos atingidos.

Refira-se que a lançadora de peso tem no seu palmarés vários títulos importantes. Em 2022, foi campeã do Mundo em pista coberta. 2023 foi ano de grande sucesso para a atleta, uma vez que revalidou o título de lançamento de peso em pista coberta, em março, tendo ainda conseguido a medalha de ouro na mesma categoria, nos Jogos Europeus de Cracóvia, em julho de 2023.