Nani está de malas feitas para ouvir proposta e pode voltar a jogar oficialmente
Nani está de malas feitas para o Cazaquistão, e leva também chuteiras na bagagem. Não é dado adquirido que o português venha a aceitar a proposta apresentada pelo Aktobe, um dos maiores clubes do referido país, mas o convite contempla a possibilidade de Nani jogar oficialmente na Liga cazaque.
A viagem está agendada para as próximas horas. Nani vai ouvir pessoalmente a proposta dos donos do Aktobe, que vai além da função de jogador. O internacional português é visto como uma figura que pode contribuir para o desenvolvimento e visibilidade do clube e do próprio futebol no Cazaquistão. Mas isso, conforme já referido, pode implicar também que venha a calçar as chuteiras novamente e participe na Liga do Cazaquistão, que vai decorrer de março a outubro.
Para além de ouvir a proposta, Nani faz questão de conhecer os responsáveis do Aktobe, as instalações do clube e a própria cidade. Depois então tomará uma decisão.
Aktobe é a quarta cidade do Cazaquistão no que diz respeito à população - 560 mil habitantes -, mas a maior na zona oeste do país. O principal clube local, fundado em 1967, joga no Estádio Central, com capacidade para 13.200 espectadores. O Aktobe FC tem cinco títulos de campeão nacional, o último dos quais conquistado em 2013. Nos últimos anos só ganhou uma Taça, em 2024, e na edição 2025 ficou em quinto lugar.
Nani fez o último jogo oficial a 1 de novembro de 2024, com a camisola do Estrela da Amadora, e frente ao Sporting. Formado no emblema leonino, precisamente, que representou em três períodos distintos enquanto profissional, o avançado notabilizou-se também ao serviço do Manchester United, e representou também Fenerbahçe, Valência, Lazio, Orlando City, Veneza, Melbourne Victory e Adana Demirspor.
Campeão da Europa de clubes e seleções, Nani tem continuado a jogar, nos últimos meses, embora não oficialmente. O avançado tem participado em vários torneios , um pouco por todo o mundo, para além dos jogos de lendas, seja com as cores de Portugal ou do Manchester United.
Aos 39 anos pode voltar a jogar oficialmente.