Alioune Ndoye só sabe marcar a sair do banco - Foto: IMAGO

V. Guimarães: Ndoye ainda procura estreia importante

O avançado senegalês poderá voltar a assumir a dianteira vimaranense no jogo contra o Estoril, no qual terá uma boa oportunidade para, finalmente, estrear-se a marcar... a titular

Nélson Oliveira e Ndoye partilham o topo da tabela dos melhores marcadores da atual temporada do Vitória de Guimarães, com cinco golos cada um. Mas há uma curiosidade que distingue os dois atletas: o português só marcou quando jogou de início; já o senegalês apenas faturou a sair do banco (e quase sempre a ser crucial).

O número 90 dos conquistadores foi talismã em outubro, contra o Santa Clara: foi lançado ao intervalo, quando os vitorianos estavam em desvantagem (0-1), marcou aos 73' e os minhotos ainda conseguiram virar o jogo para 2-1. Mais recentemente, nas meias-finais da Taça da Liga, contra o Sporting, o avançado de 24 anos entrou aos 78' (com o resultado em 0-1) e bisou para virar o jogo. Na final, frente ao SC Braga, foi a jogo ao mesmo minuto (com o marcador em 1-1) e teve a felicidade de fazer o 2-1 cinco minutos depois. O outro golo apontado pelo craque esta época foi diante o Estrela da Amadora (2-0), em setembro, num jogo em que entrou aos 74'.

A contrastar com o facto de esta arma secreta atuar quando é mais preciso, salta à vista o facto de Ndoye nunca ter feito o gosto ao pé nos cinco jogos em que foi titular.

Com a expulsão na Taça da Liga e o castigo de dois jogos aplicado a Nélson Oliveira, Ndoye foi o escolhido para a frente de ataque no jogo contra o FC Porto e perspetiva-se que volte a ser titular na deslocação do próximo sábado (20h30) ao Estoril. Parece uma excelente oportunidade para o ponta de lança fazer a tão esperada estreia a marcar... a titular.

Ainda há Gustavo Silva, Camara e... Opara

Caso queira volta a remeter Ndoye para a sua função tão bem sucedida de arma secreta, Luís Pinto tem ainda Camara ou o recém recuperado Gustavo Silva, que também já foram opções a 9, esta época. Ainda assim, estes dois craques poderão dar bem mais jeito nas alas, uma vez que vitorianos enfrentam a baixa de Telmo Arcanjo que foi expulso no último jogo contra o FC Porto.

Opara é o outro ponta de lança do plantel e procura a estreia de D. Afonso Henriques ao peito. O novo camisola número 33 foi oficializado no castelo há duas semanas e já está inscrito na Liga, alargando o leque de opções de Luís Pinto.

Novo avançado chega para a B

Por falar em avançados... Foi oficializada, esta quinta-feira, a contratação de Isnaba Ioncana, para a equipa B. O guineense de 21 anos chega proveniente do Guarda (das distritais da AF Guarda), apesar de ter estado emprestado ao Salgueiros do Campeonato de Portugal, na primeira parte da época, onde apontou dois golos em 16 jogos.