Xavi admite empréstimo de Vítor Roque e 'segura' De Jong
Anunciada a continuidade de Xavi, o Barcelona já preparava a próxima época desportiva, mais concretamente a abordagem ao mercado.
Na conferência de imprensa de antevisão para a receção ao Valencia, o técnico dos blaugrana garantiu que para a próxima época «o diagnóstico está feito» e anunciou a continuidade de De Jong.
«Na temporada passada fomos condicionados a não fazer um planeamento completo, mas esperamos fazê-lo para esta temporada. Em linhas gerais, o diagnóstico está feito, mas se houver jogadores que ajudem muito nesta fase final da temporada, vamos levar em conta. Sobre o De Jong, ele é um futebolista fenomenal e não muda nada. Ele teve três lesões no tornozelo que marcaram a sua temporada», começou por dizer o treinador dos culés, não descartando um possível empréstimo para Vitor Roque.
«Vamos decidir no final da temporada. Não é fácil vir de outra liga e não é fácil fazer a diferença no Barcelona. Ele precisa de mais minutos, confiança e, no final da temporada, vamos decidir», acrescentou.
A questão de uma possível renovação ou não do capitão Sergi Roberto também foi um tema trazido para cima da mesa, ao qual Xavi não escondeu o desejo na continuidade.
«Quero que renove. Depende dele. O clube sabe que estou com o Sergi. Ele pode ajudar-nos, já o fez desde que chegámos ao clube como equipa técnica. Espero que ele possa ficar», reforçou.
Por fim, evitou falar sobre a existência de intransferíveis, numa altura em que nomes como Ronald Araújo e Lamine Yamal reúnem a cobiça de Bayern e PSG, respetivamente: «Na reunião com o presidente Joan Laporta e com o Deco, não conversámos sobre nada. A situação do clube vai determinar o planeamento. Estamos nas mesmas circunstâncias que o ano passado.»