Wolves podem fechar Rodrigo, mas Estoril está seguro por contrato
Rodrigo Gomes (à direita), celebra a obtenção de um golo do Estoril com João Marques (à esquerda), pela Liga de futebol. Foto: Maciej Rogowski/Imago.

Wolves podem fechar Rodrigo, mas Estoril está seguro por contrato

NACIONAL01.01.202418:51

Canarinhos seguem situação do ala direito com atenção, mas toda a tranquilidade, dado que o SC Braga terá de contactar a administração estorilista e compensá-la caso pretendam antecipar o fim de acordo de cedência, algo que ainda não aconteceu, apurou A BOLA

O primeiro dia de mercado apresenta como protagonista um dos atuais destaques do Estoril…e da própria Liga: Rodrigo Gomes está na peugada do Wolverhampton, que negociará junto do Sporting de Braga um valor a rondar os 12 milhões de euros, podendo o negócio chegar a uma verba próxima dos 15 milhões. Numa posição diferente – e igualmente expectante – está o Estoril, seguro por um acordo de empréstimo válido até final da presente temporada, impossível de quebrar de forma unilateral.

Para antecipar o regresso do internacional sub-21 à casa mãe, segundo a alínea b do Artigo 78.º, ponto 9 do regulamento da Liga de Clubes relativo à cedência temporária de jogadores, apenas no caso de o jogador emprestado não ter cumprido mais do que três jogos, no mínimo de 45 minutos, o clube detentor do passe pode solicitar o retorno antecipado. O que não constitui, claramente, o caso de Rodrigo Gomes, que já foi utilizado num total de 18 encontros, com seis golos apontados e seis assistências em meia época de empréstimo.

Os canarinhos olham para a situação a partir de fora e certos de que, caso se concretize qualquer acordo entre ingleses e bracarenses para esta reabertura do mercado, terão de ser consultados como parte ativa do processo. Isto porque, apurou A BOLA, não existe qualquer cláusula de quebra de empréstimo no acordo celebrado entre SC Braga e Estoril no início da temporada, o que garante ao emblema da Linha de Cascais que a antecipação da saída do virtuoso ala direito terá de implicar um aval da sua parte.

Para vender Rodrigo Gomes de forma imediata, o Sporting de Braga precisa antes de chegar a um acordo com o Estoril e, segundo apurou o nosso jornal, ainda não existiu qualquer contacto entre as duas instituições, pelo que não se prevê que o ala direito de 20 anos possa deixar a Amoreira antes de 30 de junho, data na qual expira o acordo de cedência celebrado entre as duas partes. Para antecipar um acordo diferente, o SC Braga teria de acertar, junto do Estoril, uma verba compensatória.

Não existindo quaisquer contactos nesse sentido, o Estoril conta com o jogador até ao final da temporada e, numa perspetiva mais imediata, no regresso ao trabalho após uma folga de dois dias após a goleada aplicada ao Farense (4-0). 

Rodrigo Gomes é aguardado no treino desta terça-feira, no centro de treinos da Adroana, assim como…nos restantes, até ao final da temporada e do acordo de empréstimo celebrado. No que toca a uma transferência a partir do próximo verão, o emblema da Amoreira segue alheio à situação e aproveitará devidamente as capacidades do jogador até ao final, começando já pela deslocação a Alvalade para defrontar o Sporting, atual líder da competição, já esta sexta-feira.