Vizela-Benfica: um jogo, dois momentos
Rafa no jogo contra o Vizela em setembro de 2023. Foto: DIREITOS RESERVADOS

Antevisão Vizela-Benfica: um jogo, dois momentos

NACIONAL08.02.202408:00

Encarnados encontram-se numa excelente forma e querem levantar um troféu que escapa há muito; vizelenses, em contraste, vêm de quatro derrotas seguidas e Taça pode salvar a época

O Benfica visita o Vizela esta noite, às 20:45 horas, para disputar os quartos de final da Taça de Portugal. É a segunda vez esta época que as águias pisam o relvado dos vizelenses, tendo derrotado a equipa do norte, na ocasião, por 2-1.

Longe de ser um encontro com história, uma vitória do Vizela seria um passo para a criar: em nove jogos disputados, nunca conseguiram vencer as águias, tendo apenas registado um empate na época 2021/2022. Conseguirão os vizelenses contrariar a tendência esta noite?

António Silva e João Neves. Foto: DIREITOS RESERVADOS

Benfica

É um Benfica em alta que visita o Estádio do Futebol Clube de Vizela. Com 10 vitórias nos últimos 11 jogos aos ombros, e numa série de 16 jogos sem conhecer o sabor da derrota, as águias encontram-se no melhor período da época, e argumentos não faltam para que deem continuidade ao momento. Alexander Bah, David Neres e Tengstedt estão recuperados de lesão, e os reforços de inverno têm deixado boas indicações nos minutos que já realizaram. Roger Schmidt subiu Aursnes no terreno e, coincidência ou não, o jogo contra o Gil Vicente registou o maior tempo útil de jogo do campeonato. 

O clube encarnado vai entrar num ciclo complicado, com três jogos no espaço de oito dias: visita o Vizela para a Taça de Portugal, visita o Vitória de Guimarães para o campeonato e recebe o Toulouse para a Liga Europa. Tendo isto em conta, Roger Schmidt poderá optar por dar descanso a alguns jogadores e testar outras opções.

Até onde pode voar uma águia sem descanso?

6 fevereiro 2024, 21:25

Até onde pode voar uma águia sem descanso?

Benfica enfrenta ciclo complicado de jogos, com três encontros em oito dias; encarnados vão disputar Campeonato, Taça e Liga Europa; visitam Vizela e V. Guimarães, recebem Toulouse

Sem levantar o troféu desde á época 2016/2017, os encarnados quererão enterrar a estatística e já esta época. Numa semana em que subiram à liderança da Liga — ainda que à condição —, e tendo derrotado o SC Braga na última ronda da prova rainha, motivação não falta aos jogadores comandados por Roger Schmidt. 

Onze provável: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi, Morato; João Neves, Florentino; Di María, Rafa, Aursnes; Arthur Cabral.

Lesionados: Bernat, Prestianni.

A figura: Rafa. Está a realizar uma grande época, sendo neste momento o jogador do plantel do Benfica com mais golos e assistências. A sua saída parece estar anunciada, e muito se tem discutido se o clube deve ou não fazer um esforço financeiro para o segurar. 

O que disse Roger Schmidt, treinador do Benfica: «Restam oito equipas na competição, e quando jogamos contra outras equipas nos quartos de final, todas querem ganhar. A Taça é sempre especial. Se estás nesta fase, já demonstraste que tens qualidade e mentalidade. Levamo-los muito a sério, amanhã será um jogo difícil, nunca é fácil jogar lá, eles mostraram-no na última ronda, podem ganhar os seus jogos, especialmente em casa. O nosso objetivo é a meia-final, esperamos um jogo difícil.»

Vizela

O Vizela tem realizado uma época muito aquém das expectativas. Ocupa o último lugar da Liga, com 13 pontos em 20 jogos, e a Taça de Portugal pode ser uma espécie de botija de oxigénio. Ruben de la Barrera assumiu o comando da equipa em janeiro, mas não tem sido capaz de contrariar os maus resultados: o jovem treinador espanhol começou o percurso nos vizelenses com dois empates, ganhou o encontro seguinte, mas, desde então, acumulou quatro derrotas seguidas. A vitória solitária aconteceu frente ao Arouca, na ronda anterior da Taça de Portugal, o que pode servir de consolo e esperança ao mesmo tempo para o encontro esta noite.

O regresso de Essende — o goleador da equipa — após lesão é um passo importante para aproximar os vizelenses de uma hipotética vitória. Porém, nunca tendo derrotado o Benfica, o clube do norte sabe que a tarefa será tudo menos fácil.

Onze provável: Francesco Ruberto; Tomás Silva, Jota Gonçalves, Anderson Jesus, Rodrigo Escoval, Matheus Pereira; Nuno Pereira, Alex Méndez, Alberto Soro, Diogo Nascimento; Samuel Essende.

Lesionados: Pedro Ortiz, Houssem Mrezigue e Hugo Oliveira.

Castigado: -

A figura: Essende. Regressou de lesão, e em boa altura o fez. O francês é de longe o melhor marcador da equipa, com 10 remates certeiros, e as hipóteses de o Vizela surpreender o Benfica esta noite poderão passar muito pelo que o avançado conseguir produzir.

O que disse Matheus Pereira, jogador do Vizela: «O Benfica é um adversário muito difícil, é uma equipa que joga muito bem com a bola, mas como disse estamos focados neste jogo para tentarmos explorar os pontos fracos deles, que com certeza eles têm, e no final sermos felizes e podermos celebrar a qualificação. O Benfica virá com a mentalidade de que terá um jogo difícil, porque somos uma equipa da I Liga. Perdemos contra o Benfica em casa, mas acredito que foi um jogo difícil e duro para eles, então eles sabem que vai ser difícil. Nós vamos fortes para este jogo.»