V.Guimarães-E.Amadora: Oportunidades diferentes em jogo
D. Afonso Henriques, estádio do Vitória de Guimarães (D. R.)

ANTEVISÃO V.Guimarães-E.Amadora: Oportunidades diferentes em jogo

Vimaranenses querem apanhar o SC Braga na tabela classificativa e equipa da Reboleia anseia por regressar aos bons resultados

Um duelo quase de polos opostos, porque nenhuma das equipas está nem no pódio nem abaixo da linha de água.

Ainda assim, este V. Guimarães-Estrela da Amadora significa uma oportunidade diferente para cada emblema. Enquanto os Vimaranenses procuram dar continuidade à boa série de resultados e apanhar o SC Braga na tabela classificativa, o Estrela da Amadora desespera por regressar aos triunfos, o que não acontece desde o início de dezembro.

Motivação não falta e espera-se um Estádio D. Afonso Henriques bem composto para o jogo que encerra a 18.ª jornada do campeonato, num domingo à noite.

V. Guimarães recebe o Estrela da Amadora a partir das 20h30 com arbitragem de Miguel Nogueira, auxiliado por Francisco Pereira e Nuno Pires. O 4.º árbitro será Flávio Duarte e no VAR estarão Cláudio Pereira e Tiago Costa.

Minhotos lideram no histórico de confrontos

As estatísticas são favoráveis ao V. Guimarães, principalmente se olharmos para os jogos em casa. Em 18 confrontos, os minhotos venceram por dez ocasiões. Registaram-se ainda quatro empates e quatro vitórias do Estrela da Amadora.

Na primeira volta, na Reboleira, os vimaranenses venceram por 1-0 graças a um golo de Jota Silva aos 24 minutos.

V. Guimarães

A equipa de Álvaro Pacheco tem a missão de apanhar o SC Braga na tabela classificativa, que leva neste momento três pontos de vantagem. 

O Vitória de Guimarães vem de duas vitórias consecutivas e já não perde desde 11 de novembro, na receção ao FC Porto.

Equipa provável: Bruno Varela; Jorge Fernandes, Toni Borevkovic e Tomás Ribeiro; Bruno Gaspar, Tomás Handel, Tiago Silva e Ricardo Mangas; Jota Silva, Nuno Santos e André Silva

Sistema tático: 3x4x3

Lesionados: André André, Mikel Villanueva e Telmo Arcanjo

Castigados: - 

Treinador: Álvaro Pacheco

«Temos uma ambição e um desejo muito grande de dar continuidade ao excelente trabalho e aos resultados que temos conquistado. Queremos dar continuidade, um adversário difícil e estamos convencidos que vamos continuar nesta senda.»

Figura: Jota Silva

O avançado português, de 24 anos, está a realizar uma temporada de excelência. Já lá vão oito golos em todas as competições (cinco na Liga) e quatro assistências para os companheiros. Um jogador com uma alma enorme que deixa os defesas adversários com muito trabalho pela frente. Marca há dois jogo consecutivos, tendo sido decisivo para a Taça de Portugal com o golo da vitória (1-0), frente ao Penafiel e iniciou a reviravolta, contra o Arouca, ao fazer o empate a um, na altura.

E. Amadora

A equipa da Reboleira encara a visita a Guimarães como o possível ponto de viragem à crise de resultados. O Estrela não vence desde dezembro, quando bateu em casa o Boavista por 3-1.

De resto, dois empates consecutivos, apesar de a linha de água ainda ser uma miragem.

Equipa provável: Brígido, Omurwa, Pedro Mendes e Mansur; Hevertton, Léo Cordeiro, Pedro Sá e João Reis; Ronald, Kikas e Ronaldo Tavares

Sistema tático: 3x4x3

Lesionados: António Filipe, Miguel Lopes e Jean Felipe

Castigados: -

[Gaspar e Keliano estão na CAN]

Treinador: Sérgio Vieira

«Não acredito que possa ser mais fácil ou mais difícil para qualquer das equipas por causa do sistema. O sistema é uma coisa estática, mas dentro dele a parte estratégica é algo que varia de jogo para jogo»

Figura: Kikas

Está no topo de goleadores da equipa com quatro golos e vai concorrer com Jota Silva para tentar ser feliz na hora de rematar à baliza.