Toney decide clássico saudita e deixa Jorge Jesus em apuros
Jorge Jesus, treinador do Al Hilal
Foto: IMAGO

Toney decide clássico saudita e deixa Jorge Jesus em apuros

INTERNACIONAL28.02.202521:25

Al Ahli levou a melhor sobre o Al Hilal (3-2), com três golos do inglês. Dois anos depois, a turma de Riade volta a perder em casa para o campeonato saudita e pode ficar a oito pontos do líder Al Ittihad

Jogo de loucos em Riade. Num dos clássicos do futebol saudita, o Al Ahli foi a casa do Al Hilal vencer por 3-2. Dois anos depois, a turma de Ríade volta a perder em casa para o campeonato saudita.

A primeira parte foi bem disputada, com ambas as equipas a mostrarem vontade de chegar perto da baliza contrária. Ivan Toney (12') e o ex-Benfica Marcos Leonardo (45+3') tiveram o golo nos pés, mas faltou pontaria aos avançados de Al Ahli e Al Hilal, respetivamente, para concretizarem as melhores oportunidades da primeira parte.

A vontade dos ataques esbarrou sempre na competência das defesas e nenhuma equipa conseguiu inaugurar o marcador nos primeiros 45 minutos.

A emoção ficou toda guardada para o segundo tempo. Ainda os adeptos estavam a regressar aos seus lugares quando Toney redimiu-se do falhanço da primeira parte e colocou os visitantes a vencer (47').

A turma de Jorge Jesus, Rúben Neves e João Cancelo estava em apuros e pior ficou aos 53 minutos, quando Toney bisou na partida, após assistência do ex-FC Porto Galeno.

Contudo, a história desta partida ainda iria ter mais capítulos. Já depois da lesão de Cancelo, que obrigou Jorge Jesus a substituir o lateral (61'), Salem Al Dawsari reduziu a desvantagem do Al Hilal, depois de uma grande combinação com o brasileiro Malcolm.

O golo deu alento à formação caseira, que aumentou a pressão e a intensidade, na busca pelo empate. A recompensa chegou aos 83 minutos, quando, na sequência de uma grande penalidade, Marcos Leonardo restabeleceu a igualdade. 23.º golo do brasileiro pelo Al Hilal, no quarto jogo consecutivo a marcar.

Mas Ivan Toney não estava satisfeito com o empate. O avançado inglês queria mais e chegou ao hat trick já perto do final da partida (88'), resolvendo o clássico para o Al Ahli. Nota para o grande passe do espanhol Gabriel Veiga a isolar o ponta de lança, que não tremeu na cara de Bono.

O Al Ahli ficou, assim, com os três pontos e deixou o Al Hilal numa posição (ainda mais) complicada. A cinco pontos do líder Al Ittihad à entrada para esta jornada, a formação de Jorge Jesus pode ver os rivais de Jedá ficarem a oito pontos de distância, caso vençam a partida frente ao Al Akhdoud.