Lamine Yamal foi feliz frente ao Racing (IMAGO)
Lamine Yamal foi feliz frente ao Racing (IMAGO)

Taça do Rei: Flick não facilita e o Barcelona foi ganhar a Santander

Vitória suada por 2-0, com golos de Ferran torres e de Lamine Yamal; João Cancelo foi convocado, mas não saiu do banco. Já são conhecidas as oito equipas que estarão nos quartos de final

Os guias das duas principais categorias do futebol espanhol defrontaram-se no estádio do Sardinero, casa do Racing de Santander por onde, nos anos 70 do século passado, passaram Quinito e o saudoso Vitor Damas, ambos são ainda recordados como dois grandes jogadores que marcaram uma época na história do clube. 

Depois de ter visto o sucedido em Albacete ao Real Madrid e o erro do seu novo treinador, Álvaro Arbeloa, de deixar em casa vários dos habituais titulares, Hansi Flick decidiu não dar facilidades no Barcelona, tomar todas as precauções e convocar a todos os jogadores disponíveis com a única exceção de Frenkie de Jong por estar castigado.

O técnico alemão nem sequer se deixou contagiar pelo generalizado costume de serem os guarda-redes suplentes a jogar nos desafios da Taça e pôs Joan Garcia a defender a baliza. Pese embora todas essas cautelas, o Barcelona não conseguiu, durante toda a primeira parte, impor o seu jogo, teve muita posse da bola, dominou, mas sem poder criar situações de verdadeiro perigo, só Lamine Yamal e Koundé criaram alguns problemas ao Santander que, muito bem organizado na defesa,  fechou bem os espaços e, quando lograva recuperar o esférico, partia rapidamente para o contra-ataque. Tudo muito equilibrado entre as duas equipas que chegaram ao descanso com o empate sem golos. 

Para a segunda parte, Flick tomou a decisão de fazer entrar Fermín que, com a sua presença, mudou a dinâmica da equipa, que passou a jogar a muito maior ritmo. Nos cinco minutos iniciais criou mais ocasiões de golo que em toda a primeira parte, o Racing acusou o esforço, sofreu, mas resistiu até aos 65 minutos, momento em que Fermín fez um bom passe em profundidade para Ferran Torres que foi mais rápido que os defesas e com  o seu acertado remate inaugurou o marcador.

Mesmo em vantagem, Flick, continuou sem dar facilidades, fez entrar Raphinha, Lewandowski e Pedri e, com isso, fez com que a parte final da partida fosse disputada pela formação que é, habitualmente, a titular. Fazendo das tripas coração, o Santander, com as forças que lhe restavam e com o apoio do público, procurou chegar ao empate e até logrou marcar dois golos, ambos anulados por fora de jogo. No último minuto Joan Garcia salvou a equipa com uma enorme defesa quando o golo parecia inevitável, na resposta o Barcelona fez o segundo golo (90+5'), apontado por Lamine Yamal. O que podia ter sido o 1-1 acabou no 2-0 a favor do Barcelona que, com este suado triunfo, passa à fase seguinte da Taça do Rei. 

No outro desafio também disputado esta quinta-feira, o Valência ganhou 2-0 em Burgos e nos quartos de final, que se disputarão a uma só mão, estarão Alavés, Albacete, Atlético de Madrid, Barcelona, Betis, Athletic Bilbao, Real Sociedad e a equipa che