Fábio Vieira foi vendido pelo FC Porto ao Arsenal e está agora emprestado ao Hamburgo
Fábio Vieira foi vendido pelo FC Porto ao Arsenal e está agora emprestado ao Hamburgo - Foto: IMAGO

Gyokeres e três lusos entre as piores contratações do Arsenal na era pós-Wenger

The Telegraph fez uma lista das 49 contratações que os 'gunners' fizeram desde a saída do técnico francês, em 2018, em que consta também um jogador do FC Porto e um ex-Benfica

Oito anos depois da saída de Arsène Wenger do Arsenal, Mikel Arteta está a aproximar-se cada vez mais do objetivo de conquistar a Premier League, algo que não acontece desde 2004 e pelas mãos do francês, e 2025/26 pode ser mesmo a temporada de sucesso para os gunners.

No entanto, este foi um longo processo e o The Telegraph fez uma lista das melhores (e piores) contratações do clube inglês desde 2018. Ao todo, foram 49 jogadores noves que entraram e na lista estão Viktor Gyokeres, Fábio Vieira, Nuno Tavares, Cédric Soares, e, por exemplo, David Luiz, ex-Benfica, ou até Jakub Kiwior, no FC Porto.

No topo está o capitão Odegaard, seguido de Rice, também um dos melhores médios do mundo, e de outros jogadores da equipa atual, como os centrais Saliba e Gabriel, o guarda-redes Raya. O primeiro nome bem conhecido em Portugal é Kiwior (20.º), atualmente cedido ao FC Porto, e esta é a descrição que os ingleses lhe fazem pelos dois anos e meio passados em Londres (68 jogos, 3 golos e 5 assistências).

Lista final

«Kiwior provou ser uma opção competente quando Gabriel estava indisponível. Em algumas ocasiões, como contra o Real Madrid no ano passado, ele destacou-se com a camisola do Arsenal. Atualmente, ele está emprestado ao FC Porto e pode-se juntar ao gigante português de forma permanente no próximo verão, por um valor semelhante aos 20 milhões de euros que o Arsenal pagou para contratá-lo. Se essa venda acontecer, será um negócio decente (embora nada espetacular). Numa palavra: sólido», pode ler-se na notícia.

Segue-se David Luiz, em 23.º lugar, sendo que o central brasileiro somou 73 jogos, 4 golos e 1 assistência, chegou do Chelsea por €10M e saiu livre para o Flamengo. «Na Premier League, Luiz não foi uma aquisição particularmente bem-sucedida para o plantel do Arsenal. O seu hábito de cometer penáltis e receber cartões vermelhos foi um problema frequente enquanto Arteta tentava controlar o clube. No entanto, ele ocupa uma posição relativamente alta nesta lista devido às suas brilhantes atuações na FA Cup de 2020. Ele foi eleito o melhor jogador da semifinal contra o Manchester City e também teve um bom desempenho na final contra o Chelsea. Numa palavra: irregular», escreve-se sobre o brasileiro que agora está no Pafos.

Em 32.º lugar aparece Viktor Gyokeres, mas considerado na categoria de novas contratações. «Talvez a contratação mais badalada do Arsenal na última década, Gyokeres chegou neste verão como o homem que deveria resolver o problema do clube no ataque e levá-lo ao título da Premier League. Ainda é cedo para avaliar a sua carreira no Arsenal, mas, até agora, o seu desempenho não correspondeu às altas expectativas nem justificou o seu valor. Os adeptos estão cada vez mais preocupados com a possibilidade de ele não se adaptar ao estilo de jogo do Arsenal ou de o Arsenal não se adaptar a ele. Numa palavra: escrutinado», justifica-se. Soma 8 golos e 1 assistência em 24 jogos pelo clube, até agora, mas os cerca de 70 milhões de euros pesam.

Por outro lado, Nuno Tavares, Cédric Soares e Fábio Vieira foram considerados como três das piores contratações na era pós-Wenger. «Tavares começou bem no Arsenal, demonstrando a sua potência e capacidade atlética na lateral esquerda. Mas isso não durou muito, em grande parte devido à sua fragilidade defensiva – simplesmente não se podia confiar nele quando a defesa do Arsenal estava sob pressão. No entanto, ele é uma das poucas contratações dos últimos anos que não representou uma perda financeira. O Arsenal recuperou efetivamente o dinheiro investido na sua venda e também garantiu uma comissão de mais de 25% sobre a venda futura. Numa palavra: cru», atirou. 28 jogos, 1 golo e 2 assistências para o lateral, em 36.º lugar.

Já o campeão europeu por Portugal em 2016 foi descrito como «marginal», em 38.º lugar. «Cédric era principalmente uma opção de reserva para o Arsenal e, na verdade, costumava ser o elo mais fraco da defesa quando entrava em campo. A sua temporada mais produtiva foi a campanha 2021/22, quando fez 21 aparições na Premier League. Infelizmente para ele, o Arsenal perdia com mais frequência quando ele jogava do que quando não jogava.» Ao todo, fez 64 jogos, marcou 2 golos e somou 5 assistências.

Por fim, Fábio Vieira (44.º de 49.º) é um considerado um «erro» do Arsenal, que pagou quase 40 milhões de euros ao FC Porto pela sua contratação e está agora emprestado ao Hamburgo. «Vieira ocupa uma posição tão baixa nesta lista devido ao valor da sua transferência. Se tivesse custado 10 milhões de euros, poderia ser considerado uma aposta compreensível que não deu certo. Vieira, que tem um excelente pé esquerdo, teve momentos brilhantes, mas até agora provou ser muito fraco e inconsistente para a Premier League. Numa palavra: demasiado caro (overpriced)», escreve o Telegraph, sendo que o luso se encontra abaixo de Sterling. Willian é a pior contratação da era pós-Wenger.