Vinícius Júnior foi titular pelo Real Madrid na derrota humilhante em casa do Albacete para a Taça
Vinícius Júnior foi titular pelo Real Madrid na derrota humilhante em casa do Albacete para a Taça - Foto: IMAGO

Albacete condena cânticos racistas e banana atirada a Vinícius Júnior

Emblema da LaLiga2 eliminou o Real Madrid da Taça do Rei, mas lamentou a atitude de algumas pessoas nas bancadas e demonstrou o apoio ao adversário

Infelizmente, não é a primeira vez e seguramente não será a última que Vinícius Júnior terá problemas com adeptos racistas em campos adversários, e isso voltou a acontecer na derrota histórica do Real Madrid contra o Albacete (2-3) para a Taça do Rei de Espanha.

O brasileiro, até assobiado já no próprio Bernabéu, foi titular, mas não conseguiu evitar a eliminação dos merengues. Durante o jogo, um grupo de adeptos entoou cânticos racistas contra o extremo e, a certa altura, até atirou uma banana para dentro do relvado. Por isso, ao saber do sucedido, o Albacete emitiu um comunicado no dia seguinte ao jogo, esta quinta-feira, a condenar a atitude de alguns supostos adeptos e a demonstrar o seu apoio total a Vini Jr, pedindo a ajuda das autoridades.

«É doloroso e vergonhoso que imagens terríveis, indignas e condenáveis de natureza racista manchem uma noite mágica no Carlos Belmonte por causa de ações de espetadores que não respeitam nem representam o que o albacetismo encarna. Não vamos permitir, em hipótese alguma, que a nossa cidade e o nosso clube sejam marcados por comportamentos isolados e indesejáveis. Estamos a trabalhar na identificação de quem atirou uma banana para o campo, uma tarefa para a qual solicitamos a ajuda das instituições competentes e dos nossos adeptos», pode-se ler no início do comunicado.

«Para além das sanções que possam ser aplicadas à pessoa responsável, o Albacete Balompié deseja manifestar que tomará todas as medidas disciplinares ao seu alcance para que, se possível, essa pessoa nunca mais volte a pisar o Carlos Belmonte. O clube transmite, além disso, a sua total repulsa pelos cânticos repugnantes de cariz xenófobo que um pequeno grupo de adeptos entoou nas imediações do estádio antes do jogo e que, insistimos, não representam de forma alguma os nossos valores», acrescentou o clube, desejando banir os tais adeptos do estádio e deixando uma nota final.

«O Albacete Balompié, em nome de todos os seus exemplares adeptos, deseja manifestar o seu apoio a Vinícius Junior, ao Real Madrid e a todos os madridistas face a comportamentos tão desprezíveis, manifestando mais uma vez o nosso total compromisso com o árduo trabalho de erradicar do futebol, e da sociedade em geral, qualquer comportamento de natureza racista, xenófoba ou discriminatória», completou.