Taça Asiática: Catar nas ‘meias’ após eliminar Uzbequistão nos penáltis
Festa dos jogadores do Catar (#AsianCup2023/X)

Taça Asiática: Catar nas ‘meias’ após eliminar Uzbequistão nos penáltis

INTERNACIONAL03.02.202418:49

Pedro Miguel bateu a grande penalidade decisiva e a equipa do Médio Oriente continua assim a defender o título que conquistou em 2019

O último jogo dos quartos de final da Taça Asiática foi equilibrado, mas o Catar acabou por se superiorizar nos momentos decisivos, vencendo o Uzbequistão por 3-2 no desempate por penáltis, após o empate a um no tempo regulamentar e no prolongamento. 

Numa 1.ª parte com poucos lances assinaláveis, o Catar inaugurou o marcador com um golo quase caído do céu, quando Al-Haydos fez um cruzamento-remate que fez com que o guarda-redes uzbeque, Yusupov, largasse a bola para dentro da própria baliza. 

O Uzbequistão lutou depois pelo empate e lá chegou, com mérito, aos 59’, com um remate colocado de Odijom Hamrobekov.

A partida terminou então empatada, seguiu para prolongamento, onde o Catar controlou, mas não arriscou em demasia, e foi no desempate por penáltis que se decidiu o vencedor.

O Uzbequistão teve uma oportunidade de ouro para vencer, mas falhou os seus últimos dois penáltis, anulando os falhanços que o Catar já tivera. Até que recaiu em Pedro Miguel a responsabilidade de marcar a grande penalidade decisiva. O jogador nascido em Mem Martins correspondeu e manteve o Catar na luta pela revalidação do título de campeão asiático. 

Estão assim definidas as meias-finais da Taça da Ásia: Jordânia-Coreia do Sul, que se joga na próxima terça-feira, e Irão-Catar, que se disputa no dia seguinte.