Sporting: Tudo sobre a renovação de Geny Catamo
Geny Catamo tem dois golos esta temporada. IMAGO/MACIEJ ROGOWSKI

Sporting: Tudo sobre a renovação de Geny Catamo

NACIONAL07.12.202321:21

Confirmada cláusula de rescisão de 60 milhões de euros; A BOLA revela os detalhes do novo contrato do jovem extremo moçambicano; assinatura na próxima semana

Agora sim está tudo definido: administração do Sporting e Geny Catamo já acertaram os pormenores que faltavam para a renovação do contrato que os liga até 2025 e o extremo moçambicano vai assinar novo vínculo válido até 2028 com uma temporada de opção. A cláusula de rescisão passa mesmo para os 60 milhões de euros.

Depois de algumas semanas de negociações, Sporting e Geny Catamo têm pronto o novo contrato que vai ser assinado na próxima semana. As últimas arestas foram limadas e os verdes e brancos seguram o avançado de 22 anos até de 2028 ou até junho de 2029, assim acionem a opção que ficará estabelecida. 

A cláusula de rescisão sobe para o terceiro patamar praticado em Alvalade, os 60 milhões de euros, quando está agora nos 45 milhões — no primeiro patamar, dos 100 milhões de euros, está apenas um jogador, Viktor Gyokeres, e no passado só Bruno Fernandes, que em janeiro de 2020 se transferiu para o Manchester United por 55 milhões, lá tinha estado; no segundo patamar, dos 80 milhões, estão Diomande e Pedro Gonçalves.

A época de Geny Catamo tem surpreendido. Começou como titular na 1.ª jornada, na receção ao Vizela, e de lá para cá participou num total de 17 jogos, marcou dois golos (Olivais e Moscavide e Boavista) e fez duas assistências (Moreirense e Olivais e Moscavide). Foi cinco vezes escolha inicial de Rúben Amorim e só por uma vez não saiu do banco de suplentes, com o Farense na Taça da Liga. Somou já 668 minutos de leão ao peito em 2023/2024.

A questão do passe

Catamo assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020 e depois de ter passado a época 2019/2020 na Academia Cristiano Ronaldo em regime de empréstimo foi cedido pelos leões a Vitória de Guimarães e Marítimo e esta pré-temporada convenceu o treinador a ficar com ele no plantel principal. E convenceu também a administração leonina não só a renovar-lhe o contrato como a adquirir a totalidade do passe, agora mais caro, porque o prazo para fazê-lo por 600 mil euros já foi ultrapassado no verão.

As conversa com o Amora devem acelerar depois da renovação e pelos  dados recolhidos por A BOLA o valor para a aquisição dos 75 por cento do passe que ainda pertencem ao clube da Margem Sul podem ficar por um valor um pouco acima dos 2 milhões de euros — os moçambicanos da Academia Black Bulls, onde Geny Catamo se formou, terão depois direito a percentagem do que o Amora receber dos verdes e brancos.

Outros casos

O dossiê de Geny Catamo é o primeiro de um conjunto de renovações que a administração do Sporting vai promover. Em janeiro devem ser definidas as do central Diomande e do médio Morita. Coates e Adán, bem como Edwards, serão os seguintes na lista de renovações.