Sporting: Trio de peso volta ao onze de Amorim
Coates regressa ao eixo da defesa depois de ter sido suplente frente à Atalanta (Sporting CP)

Sporting: Trio de peso volta ao onze de Amorim

NACIONAL03.12.202309:10

Coates posicionado no centro para gestão de St. Juste; Edwards rende Trincão, aposta no onze frente à Atalanta, e Nuno Santos assume o lado esquerdo; Gyokeres de pedra e cal no ataque

Após a derrota com o Benfica (1-2), na Luz, no último jogo da Liga, seguiu-se uma goleada imposta ao Dumiense (8-0), referente à 4.ª eliminatória da Taça de Portugal e um empate em casa da Atalanta (1-1), resultado que relegou o Sporting para o play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa. Agora, as atenções voltam a centrar-se na Liga

O Gil Vicente é o adversário da 12.ª ronda, um adversário que em 19 jogos para campeonato só por uma vez venceu em Alvalade, há precisamente 20 anos — à 9.ª jornada da época 2002/2003 (3-0) —, sob o comando técnico do malogrado Vítor Oliveira, com golos de Manoel (2’), Gaspar (20’) e Paulo Alves (89’), mas que, ainda assim, requer cautelas, tendo em conta que os leões querem retomar o trilho das vitórias na prova que é prioritária no que a objetivos de época diz respeito.

Nesse sentido, Rúben Amorim vai colocar em campo as pedras basilares que têm assegurado a regularidade dos leões que, recorde-se, somam 28 pontos em 33 possíveis (nove vitórias, empate com o SC Braga e derrota com o Benfica), tantos quanto o líder. 

Coates, o patrão da defesa, que foi suplente não utilizado em Bérgamo, frente à Atalanta, volta ao eixo da defesa, ao que tudo indica para que seja feita gestão de utilização de St. Juste, que teve atuação positiva frente aos italianos. 

No que à linha de quatro no meio-campo diz respeito, Nuno Santos deve voltar a encarregar-se do corredor esquerdo, com Matheus Reis a regressar ao banco de suplentes, após ter sido titular nos últimos três encontros.

Edwards estará no apoio ao ataque, superado que está o imprevisto que teve antes da partida para Itália, ao sofrer um acidente de viação a caminho de Alcochete, do qual saiu ileso, mas que o tirou do onze em Bérgamo. 

Gyokeres, o melhor marcador dos leões na Liga, com sete golos, eleito pela Liga como melhor jogador do mês outubro/novembro, mantém-se de pedra e cal como a referência no ataque.