Sporting: quando volta Fresneda à competição
Iván Fresneda, lateral-direito espanhol de 19 anos. IMAGO

Sporting: quando volta Fresneda à competição

NACIONAL28.01.202411:00

Lateral certo em março mas tem esperança em antecipar o regresso; já no relvado mas ainda baixa para Rúben Amorim

Iván Fresneda foi a 17 de novembro submetido a uma cirurgia para correção de instabilidade do ombro esquerdo e desde então que está afastado das opções de Rúben Amorim. O lateral-direito espanhol de 19 anos já faz trabalho no relvado embora seja ainda baixa para a competição e tem o regresso aos jogos agendado para março. 

Fresneda foi operado em novembro ao ombro esquerdo. D. R.

Certo nesse mês, o camisola 22 tem no entanto a esperança de poder antecipar por alguns dias o regresso à competição. 

Até lá, o treinador leonino conta apenas com Ricardo Esgaio e Geny Catamo como opções para a ala direita. O português, lateral de raiz, tem sido mais vezes chamado à titularidade mas antes de ir para o CAN era o moçambicano quem tinha conquistado já a titularidade — agora de volta a Alvalade ameaça o companheiro. 

Contratado ao Valladolid (Espanha), por €9 milhões de euros (mais dois por objetivos), Iván Fresneda ainda não confirmou as qualidades evidenciadas desde muito cedo em Espanha, sobretudo após a última temporada, na qual somou 24 jogos oficiais na La Liga, considerado uma das revelações da equipa. 

Esta época participou apenas em cinco jogos do Sporting, 165 minutos, 6 deles na... Liga. Um registo curto para o espanhol que chegou a Alvalade como um dos importantes reforços para a temporada a par do dinamarquês Morten Hjulmand e do sueco Viktor Gyokeres, após rubricar um vínculo de longa duração – até 2028, e uma blindagem com cláusula de rescisão de €80 milhões.