Sporting: Pote está riscado mas vai ser hoje a inspiração de Alvalade
Leões nunca ultrapassaram uma eliminatória com adversário germânico. Apenas um registo vai alimentando a esperança em Alvalade: a vitória com o Borussia Dortmund (ainda com alguns sobreviventes no plantel atual...) de 2021
Cautelas e muita desconfiança. Assim que foi conhecido o adversário dos leões neste play-off, mesmo não sendo um daqueles colossos europeus que impressionam só pelo nome, na memória de todos os leões estiveram, por certo, algumas eliminatórias de má memória diante de equipas germânicas. Até porque se trata de uma das espinhas encravadas não só do Sporting como da generalidade das equipas portuguesas. O receio está ligado, claro está, ao histórico negativo com alemães.
E que no caso dos leões continua bem desequilibrada. Para se ter uma ideia: em 31 jogos diante de adversários germânicos, em provas europeias, os leões perderam em... 21 ocasiões. Com seis empates e apenas quatro vitórias. Um ciclo que Rui Borges tentará inverter esta noite em Alvalade na maior prova europeia de clubes. Mais: no caso em questão, com uma qualificação diante do Dortmund, o treinador dos leões conseguirá fazer história pois, convém lembrar, será a primeira vezque o Sporting conseguirá ultrapassar uma eliminatória de Champions diante de um adversário daquele país germânico.
)
Recorde a exibição de Pedro Gonçalves ao Dortmund
Um dos (poucos) pontos positivos ao qual o Sporting se poderá agarrar será, curiosamente, o último confronto com o Dortmund, em Alvalade. Em novembro de 2021, no último jogo da fase de grupos da competição, que valeu a passagem para os oitavos da prova. Um jogo de boa memória, ainda na era Ruben Amorim, no qual a principal figura foi mesmo Pedro Gonçalves que bisou e com Pedro Porro selaram um triunfo por 3-1.
Dessa partida, a título de curiosidade, ainda resistem seis leões do atual plantel: Gonçalo Inácio e Matheus Reis e Pedro Gonçalves (que foram opções iniciais), além de Daniel Bragança, Nuno Santos e Ricardo Esgaio, sendo que os dois últimos ainda foram lançados durante a partida.
)
)
Esta noite, uma nova história será escrita. Um primeiro capitulo de uma eliminatória — o jogo em Dortmund está marcado para dia 19 — em que Rui Borges tentará, também, vencer pela primeira vez na competição, depois da derrota (também na Alemanha) com o RB Leipzig e um empate com os italianos do Bolonha (1-1).