Sporting: Esgaio tem o lugar ameaçado
Ricardo Esgaio, na ausência de Geny Catamo, tem sido titular na ala direita. MIGUEL NUNES/ASF

Sporting: Esgaio tem o lugar ameaçado

NACIONAL24.01.202423:00

Geny Catamo já trabalha na academia; partiu para o CAN como titular do leão e quer recuperar o estatuto; luta na ala direita com o português, que tem sido alvo de críticas, já para o jogo com o Casa Pia

Foi o último a ir para o Campeonato Africano das Nações e é o primeiro a chegar à Academia a Cristriano Ronaldo depois de dois jogos por Moçambique. Geny Catamo, 22 anos, já trabalha em Alcochete, reforça o grupo às ordens de Rúben Amorim e ameaça Ricardo Esgaio, dono da ala direita na ausência do moçambicano e que tem sido alvo de críticas sobretudo depois da derrota com o SC Braga (0-1) na meia-final da Taça da Liga. Luta acesa pelo lugar já para o jogo de segunda-feira, com o Casa Pia, da jornada 19 do campeonato.

Geny Catamo fez dois jogos no CAN. D. R.

Tal como o marfinense Diomande (CAN) e o japonês Morita (Taça Asiática), Geny Catamo não pôde dar contributo à equipa do Sporting nos últimos encontros. Porque tinha de cumprir jogo de castigo na seleção acabou por jogar ainda no 5-1 ao Estoril, no passado dia 5, mas falhou Tondela (4-0 na Taça de Portugal), Chaves (3-0), Vizela (5-2) e a já referida partida com os bracarenses. Está disponível para segunda-feira, com os gansos.

Quando partiu para o CAN, Geny Catamo ia de quatro jogos consecutivos a titular para o campeonato, começava a ser ele a primeira opção para a ala direita, conquistada a Esgaio que recuperou o lugar com a partida do moçambicano para a seleção. O camisola 21 dos verdes e brancos chega à Academia depois de dois jogos por Moçambique, derrota com Cabo Verde por 0-3 e empate com o Gana (2-2), partida em que marcou um golo e fez a assistência para o outro. Está em condições físicas para jogar, vai tentar convencer Rúben Amorim de que pode reassumir a titularidade já na segunda-feira. A luta é com Esgaio.

Afirmação e renovação

Catamo assinou contrato profissional com o Sporting em setembro de 2020 depois de ter passado a época 2019/2020  na Academia em regime de empréstimo do Amora. Depois de cedências a V. Guimarães e Marítimo foi esta época chamado para fazer a pré-temporada, incluindo o estágio em Lagos, e foi depois do período passado no Algarve que convenceu definitivamente o treinador a apostar nele no plantel principal. Em dezembro de 2023 renovou contrato até 2028 e ficou com cláusula de €60 milhões.

A percentagem do passe

Falta agora a administração do Sporting adquirir os 75 por cento do passe de Catamo que ainda pertencem ao Amora, agora mais caro, porque o prazo para fazê-lo por 600 mil euros já foi ultrapassado no verão. As conversa com o clube da Margem Sul decorrem já algumas semanas mas ainda não chegaram a bom porto, têm até sido pouco conclusivas.

Geny Catamo tem esta época dois golos pelo Sporting. IMAGO

A afirmação do moçambicano faz com que o Amora queira inflacionar um valor que pelos dados recolhidos por ABOLA deve ficar cifrado um pouco acima dos 2 milhões de euros — os moçambicanos da Academia Black Bulls, onde Geny se formou, terão depois direito a percentagem do que o Amora receber.