Sporting: Eduardo Quaresma vai ter direito a prémio
Eduardo Quaresma festeja golo ao SC Braga. FILIPE AMORIM/LUSA

Sporting: Eduardo Quaresma vai ter direito a prémio

NACIONAL12.02.202423:00

Conquistou lugar na defesa e o coração dos adeptos; termina contrato em 2025 mas a renovação vai mesmo avançar

A afirmação de Eduardo Quaresma na equipa principal do Sporting chegou no início de 2024 e a renovação do contrato vai acontecer no final da época. A hipótese estava em cima da mesa, como A BOLA deu conta, e as recentes exibições do central de 21 anos, com o momento alto no golo que marcou ao SC Braga no domingo, convencem a administração dos verdes e brancos a avançar para a renovação. O assunto será discutido no verão e, tendo em conta os exemplos recentes, pode acrescentar pelo menos mais três anos ao vínculo.

Corria o minuto 18 do jogo da 21.ª jornada quando Eduardo Quaresma correu para o meio-campo do SC Braga, combinou com Trincão e ficou com a bola depois do ressalto ganho por Pedro Gonçalves já na área adversária: dominou, fintou e marcou! 2-0 em Alvalade, explosão de alegria nas bancadas com os leões a gritarem o nome Quaresma com ritmo de cerimonial dedicado aos ídolos. Momento alto na carreira do jovem central, que conquistou a titularidade no lado direito do trio defensivo do leão e o coração dos adeptos.

«Já o vimos fazer estas coisas, é muito dele, faz isto desde miúdo, nada com o treinador, é muita capacidade dele, a qualidade individual quando carrega a bola é muito boa. É uma característica que eles têm e de que nós precisamos muito», explicou Rúben Amorim no final da goleada (5-0) aos bracarenses.

Quaresma foi um dos jovens que o treinador promoveu ainda em 2019/2020. Perdeu espaço na época do título, em que participou apenas em três jogos. Foi emprestado a Tondela e Hoffenheim (Alemanha), voltou a Alvalade esta época e parecia destinado a novo empréstimo no inverno. Só que lesão de Coates às portas do clássico com o FC Porto, a 18 de dezembro, abriu uma porta por onde o camisola 72 passou e por onde não mais saiu. As constantes lesões de St. Juste, a veterania de Neto e a ida de Diomande para a seleção da Costa do Marfim, para ganhar o CAN, fizeram de Quaresma titular - mas sobretudo porque agarrou o lugar com unhas e dentes.

Já o vimos fazer estas coisas, é muito dele, faz isto desde miúdo, nada com o treinador, é muita capacidade dele, a qualidade individual quando carrega a bola é muito boa. RÚBEN AMORIM

«Quaresma está a fazer o mesmo que o Trincão e o Marcus [Edwards] fazem um ao outro. (...) Vai haver espaço para todos e vai ser difícil gerir a equipa, tendo tantos jogadores. O Quaresma está a fazer o seu trabalho, ainda saiu com cãibras, também por ter jogo a meio da semana, tem de melhorar nesse aspeto, por isso é que precisamos de um plantel para vencer títulos e não apenas de 11 jogadores», disse também Amorim.

Já o central disse ao universo leonino que o que fez frente ao SC Braga «não se explica, sente-se», e com isso conquistou ainda mais os corações sportinguistas. E conquistou também o direito a falar sobre a renovação no final da temporada, naturalmente com melhoria salarial e subida da cláusula de rescisão, que é de 45 milhões de euros e deve passar para o novo valor de referência dos defesas leoninos, os 60 milhões. Quaresma tem contrato até 2025, novo vínculo deverá contemplar ligação pelo menos até 2028.