Sporting: as respostas de Alisson às perguntas de adeptos
Muito obrigado pelas vossas questões! 🦁 #AlissonResponde
— Sporting CP (@SportingCP) July 13, 2025
Continuem a apoiar-nos. Seguimos juntos 💚 pic.twitter.com/IJoX7OvHwl
Alisson Santos, 22 anos, está a ser uma surpresa muito agradável nestas quase duas semanas que o Sporting leva de pré-época. Apontou já dois golos, em jogos-treino, é certo, mas mostrou que está já muito bem integrado e preparado para lutar pela titularidade ou por um lugar assíduo nas fichas de jogo dos leões.
O brasileiro respondeu este domingo, por escrito, na rede social X do Sporting, a diversas questões colocadas por adeptos. «Sim, estou muito motivado», começou por dizer, antes de explicar as razões pelas quais assim se sente: «A pré-época tem corrido bem, mas temos sempre de continuar o nosso trabalho para vos dar muitas alegrias».
As primeiras impressões destes dias no plantel principal do Sporting têm sido ótimas: «Estou muito feliz e orgulhoso por vestir esta camisola. É uma grande alegria, mas também uma grande responsabilidade». Alisson confirmou estar ansioso pelo primeiro jogo em Alvalade. «Sim, estou muito entusiasmado. Já estou a contar os dias para entrar em nossa casa».
O pai de Alisson, Adailton Santos, também jogou futebol e era conhecido como Messias de Caatiba. Jogava a médio e chegou a jogar com Argel (ex-FC Porto e Benfica) no Santos e com Adriano (ex-FC Porto e Nacional) na Portuguesa. Natural, pois, que tenha Adailton como grande referência. «Qual a tua maior inspiração e o jogador do plantel que mais te surpreendeu?», perguntou-lhe um adepto. «A minha maior inspiração no futebol é o meu pai, que também foi jogador», respondeu. Já quanto ao jogador do plantel que mais o surpreendeu, Allisson abriu o leque e não respondeu diretamente: «Quantos posso escolher?»
O futebolista perfeito seria, para Alisson, uma mistura de seis craques: «Pé direito? Neymar. Pé esquerdo? Messi. Força? Van Djik. Velocidade? Mbappé. Cabeceamento? Cristiano Ronaldo. Inteligência? Kroos.»
Um dos adeptos perguntou ao extremo se, durante o estágio, jogará Playstation com Eduardo Quaresma ou vai procurar outra forma de descontração. A resposta saiu assim: «No estágio há tempo pra tudo, trabalho (MUITO), descontração e repouso.»
Por fim, respostas curtas a perguntas mais pessoais. Quantas vezes já te disseram que se cortasses o cabelo mais curto parecias o Mbappe? «Já perdi a conta...» Qual foi o colega de equipa com que falaste primeiro quando chegaste ao Sporting? «Biel». O que é que estás a gostar mais em Portugal, até agora? «Estar no Sporting.» Coxinha ou Pastel de Nata? «Pastel de nata é muito bom, mas... coxinha é melhor». O mais estiloso do plantel? «Jer [St. Juste]. Qual vai ser o número da tua camisola? «27».