Alisson Santos no Castelo de São Jorge, em Lisboa (SPORTING CP)

Sporting: Silas aconselha Alisson a «ter paciência sem perder o atrevimento»

Treinou o extremo do Sporting e garante que tem características de desequilibrador: «Dava a sensação que podia sempre criar perigo.»

Jorge Silas treinou Alisson Santos na UD Leiria e, a A BOLA, deixou algumas declarações sobre o extremo que foi oficializado como jogador do Sporting no passado dia 1 de julho. O treinador, que também comandou os leões em 2019/2020, definiu o Alisson como alguém que sabe criar perigo e ter impacto no jogo e aconselhou o brasileiro de 22 anos a «ter paciência» neste início de leão ao peito.

«Vai precisar de um tempo de adaptação, até porque está parado há já algum tempo, o último jogo dele foi em e ele está sem competição há muito tempo. Quando uma equipa como o Sporting contrata o Alisson, conhece bem as características. Dribla, vai no 1 para 1, é muito potente, remata bem de esquerda e direita. O Sporting sabia bem o que queria, um extremo de 1 para 1 com golo», começou por analisar Silas.

O treinador, que comandou Alisson na época passada, garantiu que o jogador terá de alterar algumas questões no jogo, mas que já tem o que é preciso: a capacidade de desequilibrar: «Agora vai ser preciso ter alguma paciência, porque o nível é outro. Na segunda liga resolvia facilmente, agora o nível aumenta e ele terá de adaptar uma ou outra coisinha no jogo dele. Seguramente que, no tempo em que esteve parado, esteve a preparar-se. E ele sabe que tem de ter impacto no jogo e tem impacto no jogo. Isto é muito importante num jogador para jogar numa equipa destas. Que não seja só o jogador que passa o pé por cima da bola e não cria perigo. Em cada bola que o Alisson agarrava, havia a sensação de que podia sair dali perigo. É um jogador que vive muito do desequilíbrio e cada vez é mais importante. Agora falamos deles outra vez, por causa de Lamine Yamal e os extremos do PSG. Salvaguardando as devidas distâncias, ele tem estas características.»

Silas foi treinador do Sporting durante cinco meses (A BOLA)

Que conselho deixa Silas a Alisson? «Que tenha paciência. Tem de ter alguma paciência se as coisas não começarem a sair logo, e isso pode acontecer porque ele está sem competição há algum tempo, mas aos poucos acredito que o Alisson atingirá o seu potencial. Que tenha paciência sem perder o atrevimento», concluiu.

Vídeo sugerido: