Sporting: AG para mudar estatutos e garantir voto eletrónico universal
Frederico Varandas (IMAGO)

Sporting: AG para mudar estatutos e garantir voto eletrónico universal

NACIONAL22.09.202312:23

Frederico Varandas já fez o pedido à Mesa de Assembleia Geral; trata-se de uma extensão do atual sistema para poder ser utilizado à distância

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, anunciou, esta sexta-feira, o intuito de colocar à disposição dos sócios o voto eletrónico universal através do editorial que escreveu no jornal do clube, onde destaca a importância do ato para o universo leonino. 

«É a minha firme opinião que, enquanto existir um sócio a quem não permitimos votar estaremos a afastar-nos do ADN que em 1906 nos criou um clube de Portugal, com a ambição de ser um cidadão do mundo. Não somos um clube de Lisboa. Temos sócios espalhados por Portugal e pelo mundo inteiro que não conseguem participar. Outros com dificuldades de mobilidade. Alguns que trabalham ou têm algum impedimento nos dias de Assembleia Geral. Somos muitos. Todos apaixonados pelo clube. Todos querem participar e gozar dos seus direitos na totalidade. Eles nunca se esquecem de nós, não podemos esquecer-nos deles. Nesse sentido, apresentámos à Mesa de Assembleia Geral o pedido para apresentação de alteração dos estatutos que permita a universalidade do direito, a que todos, subsiste, de votar», lê-se.

Trata-se de uma extensão do atual sistema de voto eletrónico para poder ser utilizado à distância, sendo que por ora o voto eletrónico apenas está disponível presencialmente. Contudo, é necessária a aprovação da Mesa da Assembleia Geral porque os estatutos apenas preveem a possibilidade de voto eletrónico presencial, tendo de ser revisto para permitir o voto eletrónico à distância.