SC Braga: gestão meticulosa para dois jogos importantes
Rui Duarte, treinador do SC Braga. Foto: Miguel Nunes

SC Braga: gestão meticulosa para dois jogos importantes

NACIONAL07.05.202416:26

Rui Duarte está obrigado a mexer, com as ausências, por castigo, de Paulo Oliveira e Álvaro Djaló; técnico ainda com João Moutinho, Vítor Carvalho e Rodrigo Zalazar ‘à bica’ de cartões amarelos

O técnico interino, até ao final da temporada, do SC Braga, tem entre mãos um puzzle complicado de resolver para as duas últimas partidas da temporada. Com o objetivo de alcançar o 3.º lugar da classificação bem intacto, Rui Duarte tem de realizar uma gestão meticulosa, essencialmente no jogo deste sábado (20.30 horas) frente ao rival Vitória de Guimarães, mas também a pensar no derradeiro duelo da época, a receção ao FC Porto.

Duas certezas para o onze que vai apresentar no dérbi minhoto, Paulo Oliveira e Álvaro Djaló, ambos castigados, não podem dar o seu contributo à equipa e o treinador, de 45 anos, vai ter de realizar, no mínimo, duas alterações em relação à equipa apresentada na última ronda, frente ao Casa Pia (triunfo por 4-3). Mas momentos de forma e potenciais castigos ainda podem indicar mais mudanças no onze que vai colocar em campo no Estádio D. Afonso Henriques.

O central português viu o quinto amarelo, frente aos gansos, e para o seu lugar deve entrar, tendo em conta as últimas substituições efetuadas, José Fonte para formar dupla com Niakaté. Já o extremo espanhol foi expulso e para o render, Rui Duarte pode dar uma oportunidade a Rony Lopes - Roger Fernandes segue na equipa sub-23 - ou colocar Ricardo Horta num faixa, fazendo alterações no meio-campo.

Neste caso, a zona intermediária podia ser ocupada por Vítor Carvalho, João Moutinho e Rodrigo Zalazar, mas estão todos ‘à bica’ de amarelos na Liga e caso sejam admoestados falham a receção ao FC Porto. Por isso, pode haver mudanças mais profundas com nova hipótese para Cher Ndour ou para Pizzi. Mais certo é o regresso de Víctor Gómez ao lado direito da defesa, após ter cumprido um jogo de castigo, relegando Joe Mendes para o banco.