SC Braga: em altas lá fora e a prometer ser o novo patrão
Bright Arrey-Mbi tem estado em grande nível ao serviço da seleção de sub-21 da Alemanha. Esquerdino dá mostras de que pode assumir-se como a voz de comando da retaguarda arsenalista na próxima temporada. Cotação a subir no mercado...
O melhor Bright Arrey-Mbi da temporada. É este facto que tem emergido da fase final do Campeonato da Europa de sub-21, que decorre na Eslováquia.
O jovem defesa-central do SC Braga, de apenas 22 anos, tem sido um dos esteios da caminhada de sucesso que a Alemanha tem vindo a percorrer e, no passado domingo, diante da Itália, foi mesmo eleito o melhor em campo, distinção que diz bem da importância que teve no triunfo (3-2, após prolongamento) obtido pelos germânicos diante da Itália e que garantiu à seleção orientada por Antonio di Salvo a qualificação para as meias-finais da prestigiada competição.
E a verdade é que este último desempenho de Bright Arrey-Mbi foi o espelho fiel daquilo que o jogador tem demonstrado na prova, uma vez que o esquerdino tem sido um dos indiscutíveis da Alemanha: foi titular em três dos quatros jogos já realizados pela sua seleção - suplente utilizado com a Inglaterra, num duelo em que os alemães já tinham selado o apuramento para os quartos de final e que, por essa razão, a equipa foi alvo de alguma rotatividade - e sempre a um nível de elevado calibre, impondo-se como voz de comando do coletivo.
Trata-se, no fundo, da confirmação das credenciais que levaram os guerreiros do Minho a apostarem na sua contratação no início da época. Na altura, a 17 de julho de 2024, o SC Braga anunciava Bright Arrey-Mbi para as próximas cinco temporadas, ou seja, até 2029, com os arsenalistas a pagarem €6,2 M ao Hannover. O central ficou com uma cláusula de rescisão imponente: 50 milhões de euros.
A época na Pedreira (29 jogos) foi irregular, com algumas exibições menos conseguidas, mas a SAD bracarense acredita bastante em Bright Arrey-Mbi e na sua afirmação plena em 2025/2026. Pode vir aí um novo patrão da defesa...
Mas o Europeu de sub-21 também está a mexer com o mercado e há clubes ingleses que têm Mbi debaixo de olho. Terão de pagar.