Salzburgo-Benfica: gesto bonito de Arthur Cabral oferece Liga Europa
A festa de Otamendi e Arthur Cabral, Foto MIGUEL NUNES/ASF

Salzburgo-Benfica: gesto bonito de Arthur Cabral oferece Liga Europa

NACIONAL12.12.202322:00

Brasileiro apontou de calcanhar o 3-1 que garante a continuidade do Benfica nas competições europeias

O Benfica acabou em glória, mas não mostrou imediatamente ao que ia, com uma entrada morna em jogo, não se assumindo e permitindo inclusivamente algum domínio por parte dos austríacos.

Rafa teria, no entanto, a primeira grande oportunidade do jogo, desperdiçada quando seguia isolado para a baliza, nada parecia correr bem aos encarnados.

A chegada da meia hora de jogo fez bem ao Benfica. Primeiro, com um golo de canto direto de Di María, lance que não se via na Champions há mais de 20 anos, mas que caía bem aos encarnados, era já merecido.

Sentindo que o Salzburgo estava nas cordas, o Benfica manteve a pressão e chegou mesmo ao segundo à beirinha do intervalo, beneficiando da combinação Di María/Rafa. O português disparou agora com sentido, cruzado, fazendo o segundo. Minuto 45+1.

A equipa de Schmidt tinha o resultado que precisava, mas Musa e Rafa poderiam ter deixado a equipa mais descansada no início da segunda parte. Agravava-se o desperdício…

As consequências não tardaram, em lance que parecia inofensivo, a bola chega a Sucic, fora da área e descaído sobre o lado esquerdo, e este dispara uma bola forte, que toca em Tomás Araújo e foge ao alcance de Trubin.

O jogo entra então numa fase livre, poucas marcações, muitos riscos de parte a parte, algum perigo do Salzburgo, muito perigo dos encarnados. Rafa, por duas vezes, falha o 3-1, primeiro atirando por cima da trave, depois acertando em Schlager

Di María também tinha razões de queixa, mas da sorte, o que seria mais um golo de enorme qualidade passou a ser lance de azar: bola na base do poste direito da baliza suíça.

Carregando sem grandes preocupações defensivas, o Benfica correu riscos e Fernando aproveitou para fugir aos 89', mas falhou a baliza de Trubin, no minuto seguinte Aursnes, solto na área, não acerta o que seria o ‘passe de morte’ para o 3-1.

Entrava Arthur Cabral, minuto 90+1. Minuto 90+2, golo do Benfica, calcanhar do brasileiro, momento épico para um jogador que dava que falar por falta de golos, por ter custado €20 milhões, por ter feito gesto feio e obsceno no final do jogo com o Farense, na garagem da Luz.

A poesia faz parte do futebol e a ironia também, terá sido, pois, momento de justiça poética, cruzamento de Aursnes e Cabral, do fundo do seu coração, a salvar os encarnados com um… bonito gesto.

As incidências do encontro: 

Termina! Benfica vence por 3-1!

Os encarnados garantiram o apuramento para a Liga Europa com golo de Arthur Cabral no tempo extra. Brasileiro decidiu de calcanhar!

Depois de gesto feio, gesto bonito do brasileiro decide.

Poderão estar feitas as pazes entre o brasileiro e os adeptos do Benfica, após o gesto feito na garagem da Luz.

90+2' - GOLO! 1-3, por Arthur Cabral. Incrível! Arthur Cabral marca de calcanhar! Bola de Aursnes, novamente da direita, e desta vez encontrou o brasileiro no caminho.

90+1' - Arthur Cabral entra em campo, no tempo extra.

90' - Aursnes, solto na direita, falha o 'passe de morte'.

83' - Agora é João Neves a falhar! Remate forte, bola a passar perto da trave.

Benfica carrega, desesperado por um golo.

77' - Rafa... Foge ao marcador direto, entra na área, com a baliza à mercê não evita nova intervenção de Schlager. Que desperdício!

Salzburgo chega ao 2-2, mas nem festeja: num segundo golo anulado por fora de jogo de Koita.

75' - Rafa outra vez! Solto na área, bem servido por Morato, atirou por cima da trave!

69' - Remate cruzado, de grande qualidade, e bola na base do poste direito. Di María pertinho de fazer o 3-1!

57' - GOLO! 1-2, por Sucic. Disparo de pé esquerdo, de fora da área, bola ainda desvia em Tomás Araújo e Trubin não teve hipótese de lá chegar.

52' - Que perdida de Rafa! Com a baliza toda à disposição, em zona frontal, acerta no guarda-redes. Benfica não aproveita as facilidades...

48' - Musa poderia ter feito o 0-3! Poderia e deveria, mas deixou-se bater pelo marcador direto a poucos metros da linha de baliza. Foi lento.

Musa é novidade no Benfica, sai Tengstedt.

Começa a segunda parte!

Há 22 anos que não havia um canto direto na Champions. Foi de Cláudio López.

Intervalo: Benfica vence e convence!

Di María e Rafa deram a vantagem que o Benfica precisava, justificando 15 minutos finais de primeira parte de grande nível.

27.134 espectadores no recinto.

45+1' - GOLO! 0-2, por Rafa. Remate de pé direito em plena área, cruzado,, correspondendo a assistência de Di María.

40' - Quase o empate! Ratkov dispara, Trubin defende!

Golo validado! Eventual falta de Otamendi em causa, mas nada foi assinalado, tudo legal.

VAR analisa, mas não é conhecido o motivo. Árbitro vai visualizar imagens.

32' - GOLO! 0-1, por Di María! Canto direto! Argentino tem andado a tentar nos jogos da Liga portuguesa, já andou perto do golo, agora, em plena Liga dos Campeões, é uma realidade!

31' - Agora sim, Benfica perto do 1-0! Bela jogada entre João Neves, Rafa e Di María e este acabou por cruzar/rematar em jeito, bola a poucos centímetros do poste direito da baliza de Schlager.

Jogo morno, bola longe das duas áreas.

13' - Benfica perto do golo! Rafa isolado, mas com finalização desastrosa, penálti em movimento, bola na bancada.

Benfica nunca perdeu na Áustria, uma vitória e três empates.

Salzburgo vai ameaçando, agora foi Ratkov...

10' - Rafa já sente a dureza dos adversários, derrube feio de Gourna-Douath vale amarelo.

7' - Lance bem trabalho pelo Benfica até à área do Salzburgo, mas no final prevaleceu fora de jogo de Tengstedt.

3' - Primeiro sinal de perigo é do Salzburgo, Gloukh dispara ao lado.

Começa o jogo em Salzburgo!

Jogo quase a começar!

Parou a chuva, mas o frio mantém-se em Salzburgo.

Benfica já iniciou período de aquecimento.

Declarações de Roger Schmidt à Eleven Sports. 

Austríacos preparam coreografia gigante para «noite especial».

Os suplentes do Salzburgo: Mantle, Krumrey, Okoh, Kameri, Fernando, Diambou, Ulmer, Konaté, Koita, Simic, Forson e Morgalla.

Os suplentes do Benfica: Samuel Soares, Kokubo, João Victor, Florentino, Jurásek, Tiago Gouveia, Chiquinho, Gonçalo Guedes, Musa e Arthur Cabral.

Tomás Araújo é a grande novidade do lado dos encarnados. Resta saber se jogará como central ou como lateral-direito, como em Milão, com o Inter.

Salzburgo alinha com: Schlager; Dedic, Piatkowski, Pavlovic e Baidoo; Sucic, Lucas Gourna-Douath e Bidstrup; Gloukh; Ratkov e Nene

Benfica alinha com: Trubin; Aursnes, Tomás Araújo, Otamendi e Morato; João Neves e Kokçu; Di María, Rafa e João Mário; Tengstedt

«Não serão muitas mudanças, apenas não podemos contar com António Silva», afirma Schmidt, a pouco mais de uma hora do início do encontro.

«Temos de mostrar tudo hoje, bom futebol, a forma do último jogo, a partir daí tudo é possível, somos uma boa equipa, estamos bem preparados», diz Roger Schmidt, em declarações à BTV.

Arthur Cabral conversa no centro do relvado com grupo 'made in Seixal': Florentino, João Neves, Tiago Gouveia, Tomás Araújo e Samuel Soares.

Jogadores do Benfica já pisam relvado do Red Bull Arena.

Previsões de chuva para Salzburgo, noite fria na cidade austríaca.

Benfica iniciou fase de grupos na Luz, com o Salzburgo, tendo perdido 0-2.

Benfica não pode contar com apoio de adeptos nas bancadas, mas haverá cerca de 200 convidados a apoiar. 

Neres, Alexander Bah e Bernat estão lesionados, António Silva está castigado, do lado do Salzburgo não podem alinhar Capaldo, Kjaregaard e Terzic.

O Benfica entra esta terça-feira em campo, já afastado dos oitavos de final da Liga dos Campeões, mas com a possibilidade de seguir para a Liga Europa. A equipa de Roger Schmidt necessita, no entanto, de vencer por dois ou mais golos de diferença, tudo o resto significa eliminação e Salzburgo na Liga Europa.