Sabe qual foi o primeiro nome do Manchester United?
Bruno Fernandes, jogador português do Manchester United (Foto: Sportimage/IMAGO)

Sabe qual foi o primeiro nome do Manchester United?

INTERNACIONAL01.02.202420:00

'Red Devils' foram fundados em 1878 e só mudaram para a designação atual em 1902

O Manchester United foi fundado em 1878 com o nome Newton Heath LYR Football Club, que manteve até 1902, quando adotou a designação atual. 

Fundado por trabalhadores do armazem do departamento de carruagens e vagões dos caminhos de ferro do Yorkshire em Newton Heat, no nordeste da cidade de Manchester, o clube começou por defrontar outros departamentos da companhia.

A 20 de novembro de 1880, usando as cores verde e dourada da companhia, foi derrotado por 6-0, no primeiro jogo de que há registo, pelos reservas dos Bolton Wanderers.

Fundou uma liga regional chamada The Combination em 1888 e, no ano seguinte, após a dissolução desta, juntou-se à Football Alliance, que foi jogada três épocas antes de se fundir com a Football League. 

Na época de 1892/93, já independente da companhia de caminhos de ferro e, como tal, sem LYR (Lancashire and Yorkshire Railway) no nome, participou na First Division. 

Após duas épocas, desceu à segunda divisão e, em janeiro de 1902, por culpa de uma dívida cada vez maior, entrou em liquidação.

O capitão de equipa Harry Stafford encontrou quatro empresários locais, incluindo o futuro presidente John Henry Davies, dispostos a investir 500 libras para controlar o clube e o nome foi mudado. 

No 24 abril de 1902, o Manchester United nasceu oficialmente. É nessa altura que começa a utilizar a camisola totalmente vermelha, com gola branca.