Rio Ave: muro na baliza para travar (de novo) o Benfica

NACIONAL11.03.202513:26

Guarda-redes Miszta em grande plano nos vilacondenses, começa a despertar cobiça e até já foi associado ao Sporting. Vai agora defrontar no fim de semana as águias, clube contra o qual se estreou na época passada com uma exibição portentosa

Há (mais) um valor emergente no futebol português e que no caso concreto defende a baliza do Rio Ave. Falamos de Miszta, um guarda-redes polaco, de 23 anos, que está ligado ao emblema vilacondense e vai somando, jornada após jornada, exibições de encantar, como aconteceu agora na deslocação a Famalicão, uma atuação insuficiente, contudo, para dar os três pontos à equipa treinada por Petit.

Procurando seguir os mesmos passos de Oblak (Atlético Madrid) e Ederson (Manchester City), mas também Cássio e Jhonatan, guarda-redes que fizeram história ao serviço do emblema da caravela e rumaram a patamares superiores na carreira, Miszta conquistou em definitivo os adeptos do Rio Ave e começa a despertar a cobiça de vários clubes portugueses, mas não só. Com contrato até 2027 e um valor de mercado de 1 milhão de euros, o dono da baliza rioavista fez uma notável exibição em Famalicão, só não conseguindo evitar um remate de Sorriso, mas ainda evitou o avolumar do marcador com pelo menos seis defesas dignas de relevo.

Já associado recentemente ao Sporting, Miszta terá no próximo domingo o enorme desafio de manter a sua baliza inviolável na receção ao Benfica, um clube que lhe diz muito, já que foi contra as águias que se estreou oficialmente com a camisola do Rio Ave, então na época passada, contribuindo de forma decisiva para o empate caseiro (1-1) registado na altura, com mais uma exibição portentosa.

Internacional sub-21 pela Polónia e no currículo com uma Liga e uma Taça desse país, conquistada ao longo de 36 partidas pelo Legia Warsawa, Miszta jogou ainda quatro desses jogos na Liga Europa frente a equipas como o Nápoles e o Leicester City.

Os responsáveis do Rio Ave têm sido sondados por alguns emblemas para conhecer as condições financeiras no sentido de contratarem Miszta, pelo que se avizinha um verdadeiro 'jackpot' a caminho de Vila do Conde. Apesar de ter uma cotação de um milhão de euros, o polaco sairá sempre por um valor muito mais elevado, ele que sonha estrear-se pela seleção principal do seu país. Pelo menos serviço tem demonstrado na Liga portuguesa...