Rio Ave: dois amigos 'rivalizam' pelo rótulo de melhor marcador

Rio Ave: dois amigos 'rivalizam' pelo rótulo de melhor marcador

NACIONAL10.04.202416:18

Emmanuel Boateng está de regresso às opções e olha para o regresso ao onze para se juntar no ataque a Yakubu Aziz; o primeiro leva seis golos, o segundo soma cinco tentos; Josué e Miguel Nóbrega são as incógnitas para Luís Freire; clube oferece viagem e bilhetes para a Amadora

É com uma amizade pura, que perdura há vários anos, que Emmanuel Boateng e Yakubu Aziz estão envolvidos numa 'luta' saudável: o título de melhor marcador do Rio Ave na presente temporada.

Em bom rigor, os dois avançados ganeses são muito mais do que meros companheiros de equipa. São verdadeiros amigos, dentro e fora de campo, facto a que não é alheiro, naturalmente, o facto de serem compatriotas.

Boateng e Aziz até passaram pelo mesmo clube no Gana, no caso, o Charity Stars, ainda durante a formação, sendo que o destino tratou de os juntar em Vila do Conde. Ambos cruzaram-se nos Arcos na temporada passada - Yakubu Aziz haveria, depois, de rumar à China, para representar o Wuhan Three Towns -, sendo que o cenário repetiu-se na época em curso, mais concretamente a partir do passado mês de janeiro, quando o número 81 voltou ao emblema rioavista.

Daí para cá, foram várias as vezes que a dupla africana pontificou em simultâneo no ataque do Rio Ave, sendo que a segunda volta do campeonato tem sido extremamente proveitosa em termos pontuais - duas vitórias, oito empates e apenas uma derrota, o que perfaz um total de 14 pontos em 11 jornadas, quase metade do registo que os rioavista têm até ao momento (29 pontos).

Esta relação de proximidade entre Emmanuel Boateng e Yakubu Aziz tem também benefícios evidentes para o clube, uma vez que estamos na presença dos dois melhores marcadores dos vila-condenses na temporada em curso.

O extremo lidera o ranking dos goleadores, com seis tentos apontados, ao passo que o ponta de lança leva cinco remates certeiros. Trata-se, portanto, de uma rivalidade (saudável) entre os dois atacantes ganeses e que, em bom rigor, será bastante apreciada por Luís Freire. Afinal, feliz é o técnico que tem tantas e tão boas soluções na hora de visar as balizas contrárias.

E esta relação entre entre os dois ficou bem evidente na jornada passada, quando Yakubu Aziz, depois de faturar um dos tentos da vitória sobre o Gil Vicente (3-0), festejou à... Boateng. O extremo estava na bancada, a cumprir um jogo de suspensão depois de ter sido expulso no encontro anterior, com o Boavista, mas o ponta de lança fez questão de dedicar-lhe o golo e, por certo, aquecer-lhe a alma.

Nesta disputa pelo rótulo de melhor marcador, acrescente-se, pode ainda entrar Costinha. Afinal, o lateral-direito, com quatro tentos apontados, surge logo atrás da dupla de avançados e, a julgar pela ousadia que apresenta pelo flanco, tem legítimas aspirações a voltar a fazer o gosto ao pé até final da temporada.

Josué mais perto... Miguel Nóbrega mais longe

Josué e Miguel Nóbrega são as duas grandes dúvidas de Luís Freire para o encontro do próximo domingo (15.30 horas), diante do Estrela da Amadora.

Os dois defesas-centrais apresentaram, recentemente, alguns problemas físicos e, como tal, ainda não é líquido que possam regressar à competição já na 29.ª jornada da Liga.

O cenário é, ainda assim, mais favorável a Josué, que esta quarta-feira trabalhou sem condicionalismos e ainda sonha com a presença no jogo da Amadora.

Ao invés, Miguel Nóbrega continua o plano específico de recuperação e a sua utilização com a formação tricolor é bem mais remota.

A certeza que Luís Freire tem é que não vai poder voltar a contar com Amine. O médio franco-marroquino continua a recuperar de uma entorse no joelho direito e, como tal, está aos cuidados do departamento médico dos rioavistas.

Apoio massivo na Amadora

A última deslocação do Rio Ave foi ao Estádio do Bessa, no passado dia 30 de março, e, na ocasião, milhares de adeptos dos vila-condenses marcaram presença no recinto boavisteiro.

Manto verde e branco no Estádio do Bessa, por ocasião da 27.ª jornada da Liga. (Foto: Rio Ave)

Esta simbiose entre massa associativa e equipa - que tem vindo a ser cada vez mais fortalecida pelos resultados bastante positivos que o conjunto orientado por Luís Freire tem averbado - pode repetir-se no próximo domingo, no Estádio José Gomes, na Reboleira.

O Rio Ave está a levar a cabo uma campanha para que os seus sócios e adeptos possam marcar presença no recinto tricolor, disponibilizando viagem e bilhetes gratuitos. Para o efeito, todos os interessados terão obrigatoriamente de fazer a sua inscrição na sede da claque Grupo 39, situada no Estádio do Rio Ave.

O clube prevê que possam ser cerca de 500 os adeptos presentes na Amadora, enchendo, dessa forma, o setor destinado à equipa visitante.