Paulo Fonseca está na ordem do dia em França... pelas piores razões

Revelados áudios do VAR na fúria de Paulo Fonseca 

Treinador português será ouvido na Liga e arrisca castigo pesado depois de confrontar árbitro aos gritos e encostando-lhe a cabeça na testa

A Comissão de Arbitragem da federação francesa revelou o áudio da conversa entre o árbitro Benoit Millot, o VAR e o treinador do Lyon, Paulo Fonseca, que foi expulso, perdeu a cabeça com o árbitro e pode sofrer um castigo de suspensão pesado, no final do jogo de domingo entre Lyon e Brest (2-1). 

A autoridade de arbitragem publicou no Youtube o vídeo das trocas de palavras entre Millot e os seus assistentes VAR, sendo audível um membro da equipa de arbitragem aconselhar o árbitro a expulsar Fonseca, momentos antes de o treinador português lhe encostar a testa e gritar, sendo depois afastado por membros da sua equipa. 

Vale a pena recordar: aos 90+3' há um possível penálti para o Brest. 

Pelos áudios e imagens é possível ver troca de palavras calmas entre os jogadores e Millot, que lhes explica quais as imagens que estão a ser estudadas. O VAR convida então o árbitro central a ir consultá-las no ecrã à beira do campo. É nesta altura que ocorreu o primeiro incidente com Paulo Fonseca: o treinador sai do banco e vai ao encontro do árbitro, gritando, entre outras coisas «shame/vergonha», aparentemente por uma falta não apitada a favor do Lyon. Vê um amarelo e Millot continua a ver as imagens. 

O árbitro concorda com o VAR em recomeçar o jogo com fora de jogo, que era a decisão original. Afasta-se dos ecrãs e quando se dirige para o relvado, o quarto árbitro, Thomas Léonard, deixa o pedido: «Vais ter de dar a Fonseca um segundo amarelo e o vermelho». Millot nem questiona e dirige-se ao treinador, mostrando o vermelho direto. O resto é conhecido: Fonseca encosta-lhe a cara à testa e grita frases difíceis de descortinar, provavelmente em português. «Ui, imagens fortes», comenta-se no estúdio do VAR.  

A Direção Técnica de arbitragem analisa as ações do árbitro: «No que se refere à situação em que o treinador do Lyon foi expulso, o árbitro demonstrou uma notável compostura e controlo ao lidar com o comportamento violento do treinador.»

A palavra volta a Paulo Fonseca – que esta quarta-feira faz 52 anos -, que foi convocado para comparecer perante o comité disciplinar da Liga esta quarta-feira. Já pediu desculpa e foi castigado pelo clube, mas enfrenta uma suspensão muito pesada, que pode ir até sete meses. 

O Lyon joga esta quinta-feira na Roménia, com o FCSB, para a Liga Europa. Paulo Fonseca deu o treino na manhã desta quarta-feira: