«Rei do futebol português»: as reações da imprensa estrangeira ao bicampeonato do Sporting
O Sporting sagrou-se bicampeão nacional, este sábado, depois de bater o V. Guimarães (2-0), na última jornada do campeonato, e a conquista dos leões mereceu destaque entusiástico na imprensa desportiva internacional, que elogiou não só o feito coletivo dos leões, como também a temporada brilhante do seu goleador, Viktor Gyokeres
Em Espanha, o diário Marca não poupou elogios, escrevendo que «O Sporting continua a ser o que manda em Portugal», chamando o clube de Alvalade de «rei» do futebol português. O jornal sublinha a «temporada de sonho» vivida pelos adeptos sportinguistas e enaltece os «golaços de Pedro Gonçalves e Gyokeres», destacando ainda que o sueco está "«ançado para a Bota de Ouro».
Na mesma linha, o AS falou de uma verdadeira «era sportinguista», titulando a sua peça «Gyokeres deixa Carreras sem Liga», numa alusão direta ao desfecho do campeonato. O jornal lembra ainda que o atual ciclo vitorioso do Sporting teve início em 2019/20 com a chegada de Ruben Amorim ao comando técnico, e descreve Gyokeres como «um dos grandes pontas de lança do continente».
Por terras britânicas, a BBC destacou o triunfo leonino de forma mais direta: «Sporting vence V. Guimarães e mantém o título da Primeira Liga», noticiando que os leões garantiram o título na última jornada.
Em França, o prestigiado L’Équipe abriu com o título: «Sporting sagra-se campeão de Portugal pelo segundo ano consecutivo», referindo-se a um final de campeonato carregado de emoção. A publicação frisa que Portugal conhece agora «finalmente, o seu campeão», após uma reta final de campeonato altamente disputada.
Naturalmente, na Suécia, o Svenska Dagbladet centrou-se em Viktor Gyokeres, destacando: »Gyokeres – novamente campeão e melhor marcador».
Saindo do continente europeu, na Argentina, o diário Olé puxou pelos seus compatriotas, titulando: «Fim do sonho para o Benfica de Di María e Otamendi – o Sporting ficou com a Liga de Portugal».
«Num desfecho apaixonante, as águias empataram com o SC Braga e entregaram de bandeja o título aos leões. Angel Di María tinha o sonho de fechar a sua última temporada com o Benfica coroando-se na liga local. O conjunto que também tem Nicolás Otamendi lutava pelo título para estender a sua supremacia em Portugal, mas o Sporting tinha outros planos», escreveu o periódico argentino.
No Brasil, a conquista leonina também foi destaque. O Globo Esporte resumiu com um simples e sonoro «É campeão!», enquanto o Lance! escreveu: «Sporting é bicampeão português após tropeção de equipa comandada por ex-Botafogo».
O jornal referia-se ao técnico Bruno Lage, que viu o Benfica empatar frente ao SC Braga na última jornada, deixando escapar o título para o rival de Alvalade, que venceu por 2-0 e confirmou a festa do campeonato.