Real Madrid-Atlético Madrid: dérbi da Supertaça na casa de CR7
Foto Imago

ANTEVISÃO Real Madrid-Atlético Madrid: dérbi da Supertaça na casa de CR7

INTERNACIONAL10.01.202409:15

Estádio do Al Nassr, em Riade, recebe a final four da competição espanhola; a primeira meia-final, entre merengues e colchoneros, tem início às 19 horas desta quarta-feira

É na atual casa de Cristiano Ronaldo (e de Otávio e Luís Castro), o estádio Al-Awwal Park em Riade (Arábia Saudita) onde o Al Nassr realiza os jogos na condição de anfitrião, que Real e Atlético Madrid dão esta quarta-feira, às 19 horas, o pontapé de saída da final four da Supertaça de Espanha, competição que junta vencedores e vices de La Liga e da Taça do Rei – a outra semifinal, entre Barcelona e Osasuna, será disputada esta quinta-feira, estando a final agendada para domingo, sempre no mesmo palco, cuja lotação está, há muito, esgotada para as três partidas.

Para os grandes rivais de Madrid este será o primeiro de três duelos no espaço de 25 dias – jogam para a Taça do Rei, no Metropolitano no próximo dia 18 e para La Liga, no Santiago Bernabéu, a 4 de fevereiro. 

Por agora, os holofotes apontam para a capital saudita, onde a equipa de Diego Simeone chega na máxima força, embora desmoralizada pela derrota no último encontro do campeonato frente ao surpreendente Girona (3-4).

Final four da Supercopa de Espanha será disputada no Al-Awwal Park, em Riade, a casa do Al Nassr (Foto Imago)

O Real Madrid, em cuja comitiva constam cinco jogadores do seu satélite, o Castilla (Fran, Carrillo, Vinicius Tobias, Nico Paz e Mario Martin), continua a lidar com ausências de peso devido a lesão – Courtois, Éder Militão, Alaba e Lucas Vásquez – facto que, porém, não se tem refletido nos resultados do conjunto de Carlo Ancelotti, que chega a Riade com apenas uma derrota sofrida em toda a temporada. 

Essa derrota, porém, foi frente ao… Atlético Madrid (1-3), precisamente o adversário desta noite. Certo é que esse desaire, o tal único do Real esta época, aconteceu há mais de três meses, a 24 de setembro passado, em jogo da 6.ª jornada de La Liga no qual Morata (dois golos) e Griezmann marcaram para os colchoneros e Toni Kroos para os merengues.

Morata celebra um dos dois golos da vitória por 3-1 frente ao Real Madrid, esta época (Foto Imago)

De então para cá, a equipa de Bellingham, Vini Jr. e companhia protagonizou sequência de 15 vitórias e três empates e não dá sinais de querer parar. Por seu lado, nos últimos oito encontros, o conjunto de Simeone averbou três derrotas – frente a Barcelona (0-1), Athletic Bilbao (0-2) e, como já mencionado, Girona (3-4).

Além do momento de forma superior, o Real Madrid tem também a história do seu lado à luz dos registos dos confrontos com o Atlético: 116 vitórias do Real, 58 do Atleti e 59 empates. Mas, reduzindo estes dados à competição em causa, a Supercopa de Espanha, aí a vantagem é colchonera: em três duelos com os madridistas, venceram um e somaram dois empates. O Real Madrid está na final four pela 20.ª vez, o Atlético pela nona. 

Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid (Foto Imago)

Real Madrid

Sistema provável: 4x3x1x2

Onze provável: Lunin; Carvajal, Rudiger, Nacho e Fran García; Valverde, Camavinga e Kroos; Bellingham; Vinícius Júnior e Rodrygo

LesionadosCourtois, Éder Militão, Alaba e Lucas Vásquez

Ausentes nas seleções:

A antevisão do treinador Carlo Ancelotti: «Nós estamos em boa forma, ansiosos e entusiasmados pelo jogo. O Atlético é uma equipa competente, que luta muito e tem qualidade. Vai ser um jogo competitivo. Novo duelo dentro de uma semana, para a Taça? O calendário é o que é... e pessoalmente, não é que goste de os defrontar porque são um adversário complicado, mas eles devem estar a pensar o mesmo.»

Figura: Jude Bellingham. A grande revelação de 2023, o goleador-mor do Real Madrid, com 17 remates certeiros esta época. Não marca desde 17 de dezembro – ficou em branco nos dois últimos jogos – situação que o deixou com fome de golos. E que melhor duelo do que o desta quarta-feira com o rival de Madrid para o médio de 20 anos voltar a fazer o gosto ao pé?

Diego Simeone, treinador do Atlético Madrid (Foto Imago)

Atlético Madrid

Sistema provável: 3x5x2

Onze provável: Oblak; Savic, Giménez e Hermoso; Molina, Llorente, Koke, De Paul e Samuel Lino; Morata e Griezmann

LesionadoLemar

Ausente nas seleções: Reinildo (Moçambique)

A antevisão do treinador Simeone: «Sim, esta época só nós derrotámos o Real, mas nesse jogo houve jogadores do Madrid que não puderam estar presentes e que na Supercopa estarão e melhorarão a estrutura da equipa. Isso fará com que seu nível de jogo aumente. E essa vitória aconteceu há mais de três meses. Foi outro jogo, noutro momento... Faremos o jogo que acreditamos que temos de fazer neste momento desta temporada.»

Figura: Álvaro Morata. Chega à Supertaça de Espanha de pé quente, depois do hat trick (agridoce) protagonizado na última ronda de La Liga, na derrota com o Girona (3-4). O atacante soma um total de 18 golos na presente temporada, mais um do que Griezmann, merecendo por isso o destaque.