Rafinha despede-se dos relvados: «Foi uma viagem maravilhosa»
O ex-defesa-direito Rafinha anunciou esta segunda-feira a aposentadoria dos relvados, aos 39 anos, no programa Seleção do canal de televisão brasileiro Sportv. Passará a ser comentador da estação.
«Hoje eu anuncio oficialmente o fim da minha carreira como jogador de futebol profissional. Momento muito especial na minha vida. Agradecer a Deus, que me proporcionou uma viagem maravilhosa na minha carreira. Não esperava chegar onde cheguei. Fui abençoado. Sou realizado na minha profissão. Hoje esta chegou ao fim, não jogo mais profissionalmente», revelou o ex-jogador visivelmente emocionado.
«Claro que a vida continua, mas não vou mais entrar num estádio, já não vou levar esta vida que sempre levei, a vida que eu vivi dentro do balneário. Fiz tantos amigos durante esta trajetória. Tudo tem um começo e um fim. Realizado, sem arrependimento nenhum, mas com coração partido, porque não é uma decisão fácil. Nós queremos esticar a corda até onde dá, fizemos isso a vida inteira. Realizei todos os meus sonhos no futebol», completou Rafinha.
O brasileiro teve uma brilhante carreira, passando por clubes históricos e conquistando troféus igualmente importantes. Começou o trajeto no futebol no Coritiba, clube onde despertou o interesse de clube europeus. Foi aí que deu o salto para o velho continente, transferindo-se para os alemães do Schalke 04, onde fez cinco épocas. Teve ainda uma curta passagem por Itália, representando o Génova por uma temporada, antes de assinar pelo Bayern. Fez oito épocas pelos bávaros e conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes em 2012/2013, para além de sete títulos da Bundesliga e três Supertaças das Alemanha.
Em 2019 regressou ao Brasil para representar o Flamengo orientado por Jorge Jesus, e pelo mengão conquistou dois campeonatos brasileiros e uma Taça Libertadores, em duas épocas.
Rafinha voltou ainda à Europa em 2021 para assinar pelo Olympiakos, clube com o qual venceu a liga Grega, e nesse mesmo ano foi contratado pelo Grêmio, regressando mais uma vez à terra natal.
De 2022 a 2024 representou o São Paulo, clube com o qual conquistou a Taça do Brasil em 2023 e a Supertaça do Brasil em 2024.
Na época passada, em dezembro, assinou com o Coritiba, para assim, terminar a carreira no clube que o lançou.