Penálti de Clóvis garante empate no Fontelo
Clóvis fez o golo do empate ao minuto 88. Foto: Liga Portugal

Penálti de Clóvis garante empate no Fontelo

NACIONAL16.03.202418:06

Golo de Uilton garantiu vantagem pacense até ao minuto 88, mas falta de Ícaro na área ditou igualdade; Afonso Rodrigues desperdiçou grande penalidade para os castores

Em jogo a contar para a 26.ª jornada da Liga 2, Académico de Viseu e Paços de Ferreira não foram além do empate (1-1), no Fontelo.

Era um Paços de Ferreira em busca de alcançar o melhor registo da temporada aquele que chegou a Viseu, mas o que imperou foi um primeiro tempo sem grande história. Embora com diferentes abordagens, o encaixe das equipas em 4x2x3x1 fez com que a organização tática roubasse espaço à irreverência, e escassas foram as verdadeiras oportunidades de golo.

Foi necessário esperar até ao minuto 12 para que a bola chegasse a uma das balizas, partindo esta da iniciativa de Martim Ferreira, que atirou à figura de Marafona. Aos 31 minutos, foi a vez de Clóvis tentar a sua sorte, todavia, prevaleceu mais o gesto técnico de grande nível no começo da jogada que a própria finalização.

Antes da ida para os balneários, o conjunto pacense dispôs da primeira oportunidade clara de golo, por intermédio de Simão Rocha. Boa jogada de Welton pelo corredor direito a encontrar o lateral-esquerdo no lado contrário, mas este acabou por atirar ligeiramente ao lado da baliza de Gril.

Para o segundo tempo, os visitantes entraram determinados em manter o excelente momento de forma, de tal modo, que se adiantaram no marcador, à passagem do minuto 47: excelente pormenor de Welton a desmarcar Afonso Rodrigues na direita, este foi na linha de fundo e com um cruzamento picado, para o coração da área, encontrou Uilton, que só teve de encostar, de cabeça, para o 1-0.

Após o golo dos castores, os viriatos teimavam no conservadorismo e viveram cerca de 12 minutos de pesadelo, que culminou com uma grande penalidade para os visitantes. Falta do capitão André Almeida sobre Rui Fonte, mas Afonso Rodrigues falhou o penálti, ao atirar por cima da baliza de Gril.

Desperdiçado o 2-0, o Ac. Viseu só voltou a demonstrar algum sinal de vida, aos 80 minutos, quando André Clóvis não conseguiu dar melhor seguimento a uma jogada atabalhoada na área e permitiu que Marafona brilhasse com uma excelente intervenção.

A cinco minutos do final do encontro, Ícaro fez falta sobre Clóvis e o Académico de Viseu conquistou uma grande penalidade: na marca dos onze metros, o melhor marcador da Liga 2 na época passada não tremeu e, apesar de Marafona ter acertado o lado, restabeleceu o empate e fechou as contas do resultado.

Terminada a partida, o P.Ferreira pôs fim a uma sequência de três vitórias consecutivas e continua em igualdade pontual com o Ac. Viseu, tendo agora 37 pontos.