Pantera ávida de reativar veia goleadora
Petit (Foto: Rui Raimundo/ASF)

Pantera ávida de reativar veia goleadora

NACIONAL10.11.202319:09

Boavista não marcou qualquer golo nos últimos dois jogos e... perdeu ambos; é necessário voltar a ter a mira afinada para retomar rota dos bons resultados

Depois de um início de temporada de grande nível, o Boavista tem vindo a perder gás nas últimas semanas.

Este facto é consubstanciado pelas duas derrotas consecutivas sofridas pelos axadrezados nos dois últimos jogos da Liga - diante de Sporting e Rio Ave (ambos por 0-2) -, uma situação que, de resto, é absolutamente inédita esta época.

Até porque, acrescente-se, antes dos duelos com leões e vila-condenses, o Boavista somava apenas uma derrota em 2023/2024, mais concretamente diante do SC Braga, na 6.ª jornada (1-4).

Mas há outro dado que, por certo, deve preocupar Petit e que estará, com toda a certeza, a ser trabalhado no dia-a-dia dos axadrezados: a eficácia ofensiva. Afinal, o Boavista também não marcou qualquer golo nos dois jogos mais recentes. Algo que, sublinhe-se, também é totalmente novo na caminhada das panteras. Porque antes dos desaires com Sporting e Rio Ave, apenas por uma vez o Boavista tinha terminado um jogo faturar. Foi exatamente na primeira partida oficial da temporada, diante do UD Leiria, para a Taça da Liga, num duelo que terminou empatado (0-0) e que os leirienses acabariam por vencer no desempate por penáltis.

Posto isto, é tempo de a pantera voltar a afiar as garras no momento de visar as balizas contrárias para que, dessa forma, possa voltar a reencontrar-se com o trilho dos bons resultados. E, para isso, e além do trabalho específico, naturalmente, 'basta' aos comandados de Petit olharem para... o que já fizeram esta época. Porque nos 12 jogos oficiais já realizados em 2023/2024 (10 para a Liga, um para a Taça da Liga e um para a Taça de Portugal), o Boavista soma 21 golos marcados, o que dá uma média muito próxima dos dois golos por jogo. 

Sendo que no Bessa até mora um ponta de lança que já demonstrou toda a sua veia goleadora: Bozenik. O ponta de lança croata leva cinco tentos apontados no Campeonato - tantos quantos Di María (Benfica), João Mendes (Vitória de Guimarães) e Maxime Dominguez (Gil Vicente) e apenas atrás de Paulinho e Gyokeres (ambos do Sporting) e Ricardo Horta (SC Braga), todos com seis, de Hector Hernández (Chaves), que soma sete, e do líder dos goleadores, Simon Banza (SC Braga), que já vai com 10 tiros certeiros - e é, naturalmente, a principal referência ofensiva do Boavista.

O próximo compromisso dos boavisteiros está agendado para a tarde do próximo domingo e reserva ao conjunto orientado por Petit uma receção ao Farense. E um eventual triunfo diante dos algarvios pode fazer com que o Boavista volte a aproximar-se dos lugares europeus...