Os destaques do FC Porto: Evanilson está feliz e isso quer dizer...golos
Evanilson IMAGO

Os destaques do FC Porto: Evanilson está feliz e isso quer dizer...golos

NACIONAL25.10.202323:29

Avançado marcou cinco golos nos últimos três jogos; ainda só tinha marcado uma vez na Liga dos Campeões na carreira e nesta quarta-feira fez hat-trick. Wendell lesionado de novo

O melhor: Evanilson (9)

A lesão de Wendell obrigou-o a entrar ainda durante a primeira parte, praticamente sem aquecer. Mas Evanilson, que foi à conferência de imprensa de antevisão da partida dizer que está «feliz» por ter deixado para trás um período marcado por várias lesões, saiu do frio do intervalo para fazer um hat-trick. E já lá vão cinco golos nos últimos três jogos [já tinha marcado contra Portimonense e Vilar de Perdizes]. O goleador está de volta e a Bélgica parece mesmo ‘assentar-lhe’ bem: já tinha sido aqui que tinha marcado o seu primeiro golo na Liga dos Campeões, contra o Club Brugge, na época passada. Se o FC Porto está com problemas de eficácia, culpa de Evanilson não é.

6 DIOGO COSTA — Tentou lançar a equipa no ataque com os seus habitualmente certeiros passes com os pés e esteve atento na baliza quando foi preciso. Não podia fazer muito mais no golo do Antuérpia e ainda teve a ajuda da barra para não sofrer mais.

7 JOÃO MÁRIO — Sofreu uma falta dura de Janssen logo aos 10’ e os adeptos do Antuérpia não mais o largaram, assobiando o lateral portista várias vezes. Isso parece não ter tido qualquer efeito em João Mário, que o diga o lateral do Antuérpia que o ficou a ver a virar-se para um lado e para o outro, ao minuto 54, antes de cruzar para o golo de Eustáquio. E os belgas não assobiaram mais. 

6 PEPE — Voltou a voz de comando ao centro da defesa portista, que já não jogava desde a primeira jornada da Liga dos Campeões, na vitória frente ao Shakhtar Donetsk, há mais de um mês. Tornou-se ontem o jogador de campo mais velho a jogar nesta prova. 

5 DAVID CARMO — Após uma insistente falta sobre Janssen, já no período de descontos da primeira parte, levou um merecido cartão amarelo que o podia ter condicionado para o resto do jogo. Com Pepe ao lado, foi capaz de formar uma parede para evitar mais sustos na segunda parte.

2 Wendell— Sérgio Conceição tinha dito, antes do jogo, que teria de ver se os recuperados aguentariam jogar 90, 60 ou 30 minutos... Wendell aguentou 41, até ser substituído novamente com problemas físicos. Antes disso, pouco mais fez do que ser assistido e coxear.

4 ALAN VARELA — Se é verdade que na Liga dos Campeões não se podem cometer erros como a perda de bola de Varela no golo do Antuérpia, também o é que o médio argentino teve azar com o desenrolar da jogada, já que é em si que a bola bate depois e ressalta para Yusuf poder rematar e marcar. Um minuto depois, com o jogo parado para assistência de um adversário, Pepe aproveitou para se aproximar de Varela e falar com ele. Deve ter ‘ouvido das boas’... 

6 EUSTÁQUIO — Marcou o golo da reviravolta portista, com dedicatória especial para o bebé que anunciou esta semana que está a caminho. Nada mau para quem só na terça-feira conseguiu treinar a 100% com a equipa. 

5 ANDRÉ FRANCO — A exibição contra o Vilar de Perdizes valeu-lhe um lugar no onze inicial, ainda que, desta vez, na sua posição habitual. Como isto das ‘bruxas’ não se acredita, mas que as há, há... Lá foi novamente parar a lateral-esquerdo, graças à lesão de Wendell. Desta vez foi mais difícil por lá andar e acabou substituído aos 66. 

6 PEPÊ — Sérgio Conceição tinha garantido, antes do jogo, que a equipa anda a trabalhar a eficácia todos os dias. Olhando para a forma como Pepê perdeu um contra-ataque aos 59 minutos e rematou aos 65, parece que alguém anda a faltar a esses treinos... Compensou com a assistência para o golo de Evanilson. 

6 GALENO — Foi por muitas vezes o mais inconformado no ataque portista, mas também o mais trapalhão. 

7 TAREMI — Os avançados servem para marcar golos e Taremi sai da Bélgica sem nenhum. No entanto, fez muito para os companheiros poderem fazê-los. Volta a casa com duas assistências para golo e Evanilson agradece. 

5 JORGE SÁNCHEZ — Entrou para lateral-direito, com João Mário a mudar para a esquerda nessa altura. Mostrou qualidade suficiente com bola para ter mais oportunidades. 

- Francisco Conceição — Conceição, o pai, fez uma tripla substituição quando o resultado já ia em 3-1. Conceição, o filho, ainda foi a tempo de ver mais um golo de Evanilson mais de perto. 

- GRUJIC — Entrou quando o jogo já estava resolvido. 

- NICO GONZALEZ — Pouco tempo para mostrar alg