Os áudios do VAR, vermelhos, jogadores afastados e V. Guimarães: tudo o que disse Sérgio Conceição
Treinador na antevisão ao encontro com o V. Guimarães da Taça de Portugal (foto: HELENA VALENTE/ASF)

Os áudios do VAR, vermelhos, jogadores afastados e V. Guimarães: tudo o que disse Sérgio Conceição

NACIONAL16.04.202413:00

Treinador do FC Porto fez a antevisão do encontro da segunda mão da meia-final da Taça de Portugal com o V. Guimarães, agendada para amanhã, às 20.15 horas

-- Vem aí mais um jogo com o V. Guimarães; Pepe e João Mário de volta às opções. O que se pode esperar desta meia-final?

-- É mais um jogo entre duas equipas que se conhecem bem. Os jogos são todos diferentes, poderá haver uma ou outra mudança, há sempre de um lado e de outras situações que mudam, haverá dentro da estratégia definida nuances para surpreender o adversário... Há esse estudo entre as equipas, é normal entre equipas com qualidade e competitivas.

-- Confirma o afastamento de quatro jogadores do plantel e qual é a situação clínica do Diogo Costa?

-- Diogo Costa não está disponível. Não há questão (sobre os quatro). Gostava que me falassem dos áudios que vieram cá para forma do nosso jogo com o Estoril. Esse tema vem hoje na comunicação social, mas foi revertido um penálti de forma "excessiva" segundo disseram os responsáveis da arbitragem. O que me espanta é o árbitro estar quase a pedir a benção do VAR para ser anulado o penálti. Inacreditável. Já não sei quem comanda, se é o arbitro ou o VAR. Há uma estatística interessante no jogo, em relação às faltas, somos a equipa que precisa de ter menos faltas para ter vermelhos. Em relação a estatísticas é importante vocês perceberem e dar enfase a situações que vocês procuram. Agora tenho de justificar o meu trabalho? Meter cá para forma situações em que não há nada a dizer. Posso decidir que 6 ou 7 jogadores fazem um trabalho específico, em horários diferentes. Não há mais a dizer. Para se jogar no FC Porto não basta ter contrato. Seja para jogar ou trabalhar. Quando for assim, estamos todos de acordo e toda a gente percebe o que eu quero dizer.

-- Se Sporting pontuar em Famalicão o FC Porto fica afastado do título. Foi só por causa dos árbitros que o FC Porto não está a lutar pelo título?

-- Já falei nisso, houve situações em que fomos infelizes com a terceira equipa, mas também houve demérito nosso.

-- Houve duras palavras para dentro e para fora do treinador e de Diogo Costa. Sobre a tentativa de afastar a região norte do sucesso desportivo, quer esclarecer melhor as suas palavras?

-- Foi isso. Não quero acrescentar mais nada. Falo do FC Porto, disse o que disse no final do jogo e mantenho. Achei que as declarações do Diogo depois do jogo foram assertivas, cabe-nos trabalhar. Para mim foi uma derrota, um empate, venho com o intuito de trabalhar muito mais introspetivo, muito sério. No FC Porto ganhar é normal, empatar e perder não é normal. Não é só culpa das arbitragens, temos demérito.

-- Colocou ou não o seu lugar à disposição no final do jogo com o Famalicão?

-- Não entendem o que eu disse? Talvez o meu português não seja o melhor. Não entenderam o quê? Querem tirar o FC Porto do mapa do futebol. Eu nunca serei um problema, disse que estava tranquilo, não estou amarrado à cadeira, estou a fazer o que gosto, sou bem pago para ganhar jogos, não estou a conseguir, mas é normal.

-- E quanto às pessoas com estratégia própria para prejudicar o FC Porto, o que quis dizer com isso?

-- Essas estratégias de quem comanda, da minha parte que comando a equipa, dos jogadores e daquilo que é o papel de cada um. Toda a gente tem estratégias, de apoiar menos, mais, não apoiar de todo, tirar um lenço branco e acenar.. Toda a gente pode fazer o que bem entender, tenho liberdade do nosso presidente para montar a equipa que entendo e a melhor estratégia para o jogo.

-- Este é o plantel que teve mais dificuldade para rentabilizar. Ganhar a Taça de Portugal salvar a época?

-- Uma equipa como o FC Porto tem de lutar por títulos. Amanhã podemos ter uma passagem, mais uma vez, à final da Taça. Em cinco anos fomos quatro vezes à final. Teremos de ser competentes para ultrapassar uma equipa difícil como o Vitória. Não é para salvar nada, é para tentar estar presentes na decisão de um título. Sobre o plantel, no meu primeiro ano era tudo gente com algum traquejo, experiência, com anos de casa. Ao longo dos anos fomo-los perdendo, mas temos uma equipa jovem. Foi um ano difícil pela juventude do plantel.

-- O Evanilson está castigado, estão reunidas as condições para Taremi ser titular?

-- Vamos ver, não digo as equipas na véspera. Amanhã vocês verão, são jogadores que tenho à disposição e depende da estratégia para o jogo.

-- Ainda relativamente aos jogadores afastados, é estratégico da sua parte esta ação, para espicaçar alguns?

-- Acho que vocês têm a informação toda...