O onze do Sporting para Arouca
Pedro Gonçalves (Miguel Nunes)

O onze do Sporting para Arouca

NACIONAL09.03.202419:00

Inácio e Pedro Gonçalves prontos para ir a jogo: o defesa deve começar o jogo no banco de suplentes, camisola 8 joga de início; dúvidas na defesa e no meio-campo

O Sporting joga este domingo, a partir das 18 horas, no terreno do Arouca, encontro da 25.ª jornada do campeonato. As dúvidas quando à possibilidade de utilização de Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves, ambos com problemas físicos, foram desfeitas logo no início da conferência de imprensa de antevisão do encontro, por Rúben Amorim: ambos foram convocados, revelou o treinador leonino. Apurou A BOLA que o avançado vai ser titular, mas o central deve começar no banco, embora espreite oportunidade.

«Pote e Inácio vão ser convocados. Recuperaram e já treinaram connosco. O Inácio teve uma lesão, o Pote teve mesmo que parar, mas não tinha uma lesão propriamente dita», explicou Rúben Amorim na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, onde teve lugar a conferência. Sobre se podem ser titulares, o técnico jogou à defesa, sem confirmações: «O Inácio vamos ver amanhã [este domingo]. Parece que foram semanas, mas foi em relação aos jogos. Vai fazer duas semanas agora e já se está a treinar. Vamos ver amanhã [este domingo] quem vai ser o titular. Teve uma pequena lesão, é algo diferente do Pote.»

Gonçalo Inácio teve realmente um problema muscular e por isso ficou de fora dos últimos três jogos do leão, todos em Alvalade - 2-1 ao Benfica na 1.ª mão das meias finas Taça de Portugal; 3-2 ao Farense na 24.ª jornada do campeonato; 1-1 com a Atalanta na 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. A última participação foi com o Rio Ave, em que saiu ao intervalo devido ao problema muscular, num jogo da Liga que terminou 3-3. Não joga, portanto, desde dia 25 de fevereiro.

Pedro Gonçalves, com mialgias, falhou apenas o encontro com os italianos, depois de ter participado em 54 minutos na partida com os algarvios. Por isso está pronto para ser titular, já sobre Inácio recaem algumas dúvidas.

A defesa

Significa isto que passa a haver alguma incerteza na defesa. A tripla Eduardo Quaresma, Coates e Diomande está na frente da corrida ao onze mas certezas só sobre Coates: o capitão deve mesmo jogar no centro do trio. Já sobre Diomande a dúvida não é sobre a titularidade mas sobre onde vai posicionar-se. Porque Inácio deve começar no banco, fica o lugar mais à esquerda do trio defensivo reservado ao marfinense. Já na direita Quaresma corre à frente de St, Juste, mais propenso a lesões e o jogo será num campo difícil, que pode estar gelado. Nenhum destes dois seria titular se Inácio fosse escolhido para o onze, porque iria para a esquerda, de onde saltaria Diomande para assumir o lugar contrário. Na baliza há certeza: com Adán lesionado, o guarda-redes será Franco Israel.

O ataque e o meio-campo

Saltemos para o trio de ataque. Se vai estar Pedro Gonçalves, fica definida a vaga na direita. Se Gyokeres tem lugar cativo, depois de descansar na primeira parte com a Atalanta, está visto quem jogo como ponta de lança. Se Trincão está em grande forma, fica no lado direito. Relativamente ao jogo da Liga Europa, saem Paulinho e Edwards, armas secretas a lançar do banco de suplentes.

Na linha de quatro no meio-campo, Hjulmand também descansou 45’ com os italianos. Volta agora ao onze para formar dupla no miolo: a dúvida é se com Morita ou Bragança. Na lala esquerda avança Matheus Reis; na direita Esgaio tem vantagem sobre Geny.