Desde 2015 que o astro brasileiro lesiona-se ou está suspenso durante as celebrações do aniversário da irmã, carnaval ou passagem de ano
Já há vários anos que Neymar tem sido motivo de discussão devido à sua falta de disponibilidade para atuar em partidas que se realizam durante certas épocas festivas. Analisando as situações em cada época, verificamos que, desde 2015, o astro brasileiro encontra-se lesionado ou suspenso durante as celebrações do aniversário da irmã, carnaval ou passagem de ano.
Tudo começou em Barcelona
O primeiro caso desta ocorrência aconteceu em 2015, quando jogava no Barcelona. Nesse ano, o avançado brasileiro falhou a partida frente ao Rayo Vallecano, por estar suspenso, fruto de ter visto o quinto amarelo na LaLiga, na jornada anterior. Esta suspensão ocurreu, curiosamente, na altura em que a irmã de Neymar celebra o seu aniversário (11 de março).
Neymar representou o Barcelona entre 2013 e 2017 (Imago)
Podia ser uma simples coincidência, mas a verdade é que no ano seguinte aconteceu exatemente a mesma coisa. Justamente na mesma altura do ano, o extremo falhou o encontro frente ao Eibar devido a suspensão, depois de ter sido admoestado com o cartão amarelo, na jornada antecedente.
Mas não ficou por aqui. Em 2017, o extremo voltou a estar indisponível para um jogo realizado na segunda semana de março, desta vez, por lesão. Vale a pena salientar que esta lesão impediu Neymar de estar presente em apenas esse encontro, frente ao Deportivo.
Tradição continuou em Paris
Porém, não foi só em Barcelona que se registaram estas coincidências. De 2018 a 2023, já quando estava ao serviço do PSG, Neymar falhou todas as partidas que estavam agendadas ao redor do dia 11 de março, por estar lesionado.
A única exceção foi no ano de 2020, quando o brasileiro esteve presente no embate entre parisienses e Borussia Dortmund, a 10 de março. Contudo, nessa mesma temporada, o extremo esteve ausente durante a época da passagem de ano, falhando um jogo da Taça de França... por lesão.
Neymar em ação no PSG (Imago)
Em 2021/22, voltou a suceder-se a mesma situação à de 2020, sendo que a razão para a indisponibilidade do brasileiro durante o reveillon foi uma lesão no ligamento do tornozelo esquerdo, em novembro, que o afastou dos relvados até fevereiro seguinte.
Na última época em França, em fevereiro de 2023, Neymar foi submetido a uma intervenção cirúrgica para reparar uma lesão nos ligamentos do tornozelo e falhou o restante dessa temporada
Brasileiro comentou a forma como saiu de Paris, revelou o seu sonho de marcar presença no próximo Mundial pelo Brasil e garantiu que está feliz no Al Hilal
O calvário na Arábia Saudita
No verão de 2023, Neymar mudou de ares e rumou ao Al Hilal, da Arábia Saudita, mas a experiência na turma de Jorge Jesus não foi feliz. Em outubro desse ano, enquanto jogava pelo Brasil, o brasileiro sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior e também do menisco do joelho esquerdo e ficou de fora dos relvados durante um ano.
O regresso aconteceu em outubro passado, mas por pouco tempo. Uma lesão na região posterior da coxa, sofrida em novembro, impediu-o de estar disponível e, ultimamente, acabou por ditar a sua saída do campeão saudita.
Face ao calvário de lesões, a ligação entre a ausência de Neymar e as épocas festivas foi menos falada... até agora. Isto porque, neste momento, o extremo está a contas com uma lesão muscular e irá falhar os próximos jogos do Santos. Esta situação acontece depois do brasileiro ter desfrutado do carnaval do Rio de Janeiro e na semana do... aniversário da irmã.
Coincidência ou não, o certo é que Neymar parece ter uma tendência de falhar jogos em certas épocas festivas...