Fredy Montero com o troféu da Champions da CONCACAF. Raúl Ruidíaz ao lado
Fredy Montero com o troféu da Champions da CONCACAF. Raúl Ruidíaz ao lado
Foto: IMAGO

O clube da MLS que fez história com a ajuda de ex-Sporting

INTERNACIONAL14.06.202509:15

Seattle Sounders Football Club tornou-se na primeira equipa da Major League Soccer a vencer a Champions da CONCACAF, o que lhe valeu o passaporte para o Mundial de Clubs

Durante o Mundial de Clubes o jornal A BOLA conta-lhe, diariamente, uma curiosidade relacionada com um dos clubes participantes na primeira edição desta nova versão da prova. 

O Seattle Sounders Football Club conquistou o seu lugar no Mundial de Clubes ao levar a melhor sobre os mexicanos do Pumas na final (a duas mãos) da Liga das Campeões da CONCACAF de 2022, garantindo uma das quatro vagas disponíveis da confederação. 

O clube norte-americano foi fundado em 2007, mas as suas raízes vêm desde a década de 1970. Isto porque são o terceiro clube a usar o nome de Seattle Sounders. Existiu um primeiro, da North American Soccer League (NASL), de 1974 a 1983, e uma segunda geração formada em 1994 para competir na A-League, até 2008. A equipa atraiu novos investidores e recebeu uma franquia de expansão da Major League Soccer (MLS) para a temporada de 2009, sendo promovida da segunda para a primeira divisão.  

Equipa atual do Seattle Sounders (IMAGO)

O Seattle Sounders tornou-se numa das forças mais dominantes nos Estados Unidos: venceu duas MLS (2009 e 2016) e quatro Taças US Open (2009, 2010, 2011 e 2014). Tornou-se na primeira equipa da MLS a conquistar a Liga dos Campeões da CONCACAF, em 2022, o que lhe valeu o passaporte para o Mundial de Clubes.

O Seattle Sounders já contou com vários jogadores internacionais, destacando-se um ex-Sporting. Entre 2009 e 2012, Fredy Montero vestiu a camisola do clube dos Estados Unidos e fez 60 golos em 168 jogos.  

Fredy Montero a preparar o remate ao serviço do Seattle Sounders (IMAGO)

O internacional colombiano passou depois por Millonarios, Sporting, Tianjin Teda e Vancouver Whitecaps, antes de voltar ao Seattle Sounders (2021-2023). Fez mais 19 golos em 87 encontros e ajudou na conquista da Champions da CONCACAF. Clint Dempsey (Estados Unidos) e Obafemi Martins (Nigéria) foram outros dos internacionais que vestiram a camisola do clube. 

Fredy Montero festeja golo com a camisola do Sporting, em 2013 (IMAGO)

O Seattle Sounders arranca o Mundial de Clubes frente ao Botafogo, de Renato Paiva. Seguem-se os jogos diante de Atlético Madrid e do campeão europeu PSG, dos internacionais portugueses Nuno Mendes, João Neves, Vitinha e Gonçalo Ramos

________________________________________________________________

Parceria: todos os jogos em direto do FIFA Mundial de Clubes são na app DAZN. Regista-te Grátis em dazn.com/fifa

Sugestão de vídeo:

Vídeos

shimmer
shimmer
shimmer
shimmer