O avançado que rende mais pontos ao Sporting (e não é Gyokeres)
Paulinho e Gyokeres, avançados do Sporting. ANDRÉ ALVES

O avançado que rende mais pontos ao Sporting (e não é Gyokeres)

NACIONAL23.03.202422:50

Paulinho é o jogador cujos golos mais pontos renderam neste campeonato (11); cinco das 21 vitórias do líder da Liga Portuguesa devem-se a remates seus; mais influente nos último anos apenas Bas Dost

É indesmentível a influência que Viktor Gyokeres tem no futebol do Sporting esta temporada. Para lá da sua tremenda eficácia goleadora, as arrancadas do possante sueco criam espaços, originam faltas provocadas por adversários em claras dificuldades, desmarcam companheiros… e um dos principais beneficiados tem sido Paulinho - o sueco esteve na construção de três dos 11 golos apontados pelo avançado no campeonato - que com três quartos desta edição já completados surge no topo dos jogadores cujos golos mais pontos deram às respetivas equipas na Liga 2023/2024.

Jornalista de A BOLA, Hugo Vasconcelos, destaca a importância de Gyokeres para o jogo de Paulinho

E se todos os golos são igualmente saborosos, uns há mais valiosos que outros, precisamente os que determinam o resultado final e valem pontos. Ora dos 11 golos que o jogador nascido em Barcelos há 31 anos apontou na prova onde conta 22 presenças (só sete vezes titular) - cinco de pé esquerdo, dois com o pé direito e quatro de cabeça - seis foram determinantes para a conquista de pontos por parte da equipa de Rúben Amorim como se pode constatar no quadro à parte. Cinco das 21 vitórias dos leões ficaram a dever-se a remates de Paulinho, que é assim responsável diretamente por 11 pontos dos lideres da Liga, mostrando grande propensão para apontar golos que se revelam valiosos em especial na primeira volta da prova.

Logo no arranque do campeonato foi determinante para os triunfos obtidos nas três partidas iniciais, ao desfazer o empate na primeira jornada em casa diante do Vizela (3-2), fazendo os dois golos em Rio Maior frente ao Casa Pia (2-1) e apontando, de livre indireto, o único golo no triunfo (1-0) em Alvalade perante o Famalicão. Foi ainda responsável pelas vitórias com E. Amadora (3-2) e em Portimão (2-1) anulando as igualdades que se verificavam.

Paulinho, avançado de 31 anos. GRAFISLAB

A título de exemplo refira-se que Gyokeres deu diretamente apenas quatro pontos aos leões: apontou o 3-2 em Faro (7.ª jornada) e marcou o segundo e terceiro golos que desfizeram o empate em casa com o Gil Vicente (3-1) na ronda 12.

Olhando para as últimas temporadas esta já é mesmo a época mais influente de Paulinho - os seus golos deram apenas e respetivamente três, três e dois pontos aos leões desde que chegou a Alvalade na janela de janeiro de 2021 vindo de Braga - e só em 2019/2020 se aproximou, com os 10 pontos diretos que os guerreiros minhotos conseguiram fruto dos seus remates.

E os números que o camisola 20 dos verdes e brancos apresenta a oito passadas do fim da prova já igualam os 11 pontos que Gonçalo Ramos e Fran Navarro deram, cada qual, a Benfica e Gil Vicente na temporada passada. Números ainda bem distantes da preponderância alcançada pelo neerlandês Bas Dost, goleador de créditos firmados que em 2016/2017 valeu 22 pontos ao Sporting (sendo responsável por nove das 21 vitórias leoninas nesse campeonato!) e 18 na época seguinte.

De olho no Estrela

Paulinho tem esta temporada 22 participações no campeonato, apenas sete como titular - 36 jogos no total das competições 18 de início -, o que ainda valoriza mais a influência do avançado de 31 anos na Liga com a camisola do Sporting. E de olho na titularidade está o camisola 20 dos verdes e brancos para o jogo de sexta-feira, com o Estrela da Amadora, da 27.ª jornada - 20.30 horas na Reboleira.

Com Pedro Gonçalves fora de cena, lesionado, e com Edwards e Trincão ainda em dúvida para o jogo, Paulinho prepara-se para ser um dos companheiros de Gyokeres no trio de ataque sportinguista, que até pode ser reforçado com Nuno Santos, ala experimentado a extremo (sua posição originária) no jogo de treino deste sábado com o Torrense (3-2), em que marcou um golo e Paulinho bisou.