Mundial: 13 apurados e o estado atual da qualificação
Brasil de Raphinha bateu Paraguai e apurou-se para o Mundial
Foto: IMAGO

Mundial: 13 apurados e o estado atual da qualificação

INTERNACIONAL11.06.202513:46

Brasil e Equador apuraram-se na última madrugada. Portugal inicia campanha em setembro e conclui-a em novembro

Portugal ainda não iniciou a qualificação, mas já há 13 seleções apuradas para o Mundial 2026. Na última madrugada, Brasil e Equador juntaram-se a Estados Unidos, México, Canadá (organizadores), Japão, Nova Zelândia, Irão, Argentina, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia e Austrália.

Até final do ano, mais 29 seleções apuradas vão ser conhecidas. As últimas seis vagas, através de play-offs, só serão preenchidas em março de 2026.

A BOLA apresenta-lhe, confederação a confederação, o estado do apuramento.

Europa

A qualificação europeia começou em março, para os grupos com cinco seleções – os de apenas quatro, incluindo o de Portugal, iniciam a campanha apenas em setembro, ficando concluída em novembro (seis jornadas). São 12 grupos e os vencedores apuram-se diretamente para o Mundial. Os 12 segundos classificados, juntamente com quatro seleções vencedoras dos seus grupos na Liga das Nações, jogam um play-off em março pelas últimas quatro vagas.

América do Sul

O apuramento sul-americano conclui-se em setembro, com os últimos dois jogos. Argentina, Brasil e Equador já estão apurados. Uruguai e Paraguai estão a um ponto da fase final do Mundial. Qualificam-se diretamente os seis primeiros. O sétimo vai disputar o play-off intercontinental.

África

Em África, estão disputadas seis de 10 jornadas da qualificação, mas como só se qualifica o vencedor de cada um dos nove grupos ainda não há qualquer apurado. Em setembro haverá jornada dupla, concluindo-se esta fase em outubro. Em novembro, os quatro melhores segundos classificados da fase que agora decorre vão disputar um play-off para encontrar o representante africano no play-off intercontinental de março.

Ásia

A terceira fase da qualificação asiática concluiu-se esta terça-feira, com a Austrália a conseguir o apuramento. Garantiram já vaga no Mundial os dois primeiros de cada um dos três grupos: Irão e Uzbequistão (estreante em Mundiais), no A; Coreia do Sul e Jordânia (também estreante), no B; e Japão e Austrália, no C.

Os terceiros e quartos classificados de cada grupo (Emirados Árabes Unidos, Qatar, Iraque, Omã, Arábia Saudita e Indonésia) seguem agora para a quarta fase, que terá dois grupos de três seleções cada, com cada equipa a fazer apenas dois jogos. O primeiro de cada grupo apura-se para o Mundial. Os dois segundos classificados encontram-se depois em novembro, num play-off a duas mãos, para decidir o representante asiático no play-off intercontinental.

Concacaf

Sem EUA, México e Canadá, apurados na qualidade de organizadores da fase final do Mundial, o apuramento na Concacaf (confederação de América do Norte, Central e Caraíbas) vale apenas três vagas diretas. A segunda fase do apuramento ficou concluída na última madrugada, com os dois primeiros classificados de cada um dos seis grupos – Honduras, Bermuda, Costa Rica, Trindade e Tobago, Curaçao, Haiti, Panamá, Nicarágua, Jamaica, Guatemala, Suriname e El Salvador – a avançarem para a fase seguinte. As 12 seleções vão ser divididas em três grupos de quatro, com jornadas duplas em setembro, outubro e novembro. Os três vencedores dos grupos apuram-se para o Mundial, os dois melhores segundos vão ao play-off intercontinental.

Oceânia

Com o alargamento da fase final a 48 seleções, a Oceânia passou a ter uma vaga direta, pela primeira vez. Sem surpresa, foi para a Nova Zelândia, que bateu a Nova Caledónia na final do play-off. A Nova Caledónia vai disputar o play-off intercontinental.

'Play-off' intercontinental

Pela primeira vez, a FIFA decidiu deixar duas vagas sem serem atribuídas diretamente a qualquer confederação, organizando antes um play-off intercontinental, com seis seleções (nenhuma da Europa e duas da Concacaf). Os jogos vão ter lugar em março do próximo ano, em estádios da fase final, servindo como eventos testes. As duas seleções com melhor ranking avançam diretamente para a final de cada um dos percursos. As restantes quatro defrontam-se em duas meias-finais para encontrar os outros dois finalistas do play-off. Os vencedores garantem duas das últimas vagas no Mundial, juntamente com os quatro apurados do play-off europeu.

Sugestão de vídeo