Moreno: «Acreditamos mesmo que é possível pontuar no Estádio da Luz»
Técnico dos valentes transmontanos tem a crença de surpreender o Benfica. (Foto: Chaves)

Moreno: «Acreditamos mesmo que é possível pontuar no Estádio da Luz»

NACIONAL28.03.202414:15

Técnico flaviense assenta a crença na resposta dada pelos seus jogadores durante a semana de trabalho.

A situação classificativa do Chaves - que está no último lugar da tabela (19 pontos) - obriga os flavienses a darem o que têm e o que não têm para conquistarem os pontos necessários na reta final do campeonato para poderem fugir à despromoção.

Mesmo que pela frente esteja o Benfica e em pleno Estádio da Luz. Moreno está consciente das dificuldades que a sua equipa vai ter pela frente amanhã (18 horas), no reduto do atual campeão nacional em título, mas garante um Chaves com personalidade e muita crença na conquista de pontos.

«Nós percebemos que vamos ter dificuldades, mas olhamos para este jogo com a possibilidade de pontuar. Provavelmente poucos acreditarão nisto, não só pelo nosso momento e pontuação, como também pela dificuldade que é para qualquer equipa jogar no Estádio da Luz, mas dentro do grupo de trabalho há este acreditar. É possível e queremos pontuar. A nossa posição e o momento obrigam-nos a olhar para este jogo como sendo do nosso campeonato. Nenhuma equipa do nosso campeonato conseguiu vencer no Estádio da Luz, nós temos essa noção, mas nós sabemos nem queremos estar de outra forma. Acreditamos mesmo que é possível pontuar no Estádio da Luz».

Depois da deslocação ao anfiteatro encarnado, ficarão a faltar sete jornadas para o final da Liga. Nesse período, o Chaves com adversários que, ao dia de hoje, também ainda não têm a permanência garantida, casos de Portimonense, Vizela, Estoril, Casa Pia e Famalicão - FC Porto e Sporting serão os outros dois contendores dos valentes transmontanos -, mas Moreno nem sequer quer ouvir falar do calendário. A tal crença no regresso a casa com pontos na bagagem faz com que o horizonte esteja apenas pintado de... vermelho: «Não há como fugir à carga emocional pelo momento que vivemos e pelo facto de estarmos a entrar na reta final do campeonato. Mas o nosso foco está apenas no jogo de amanhã e não nos outros que ainda teremos para realizar.»

Relativamente à estratégia a utilizar diante do Benfica, Moreno não quis abrir o jogo, mas adiantou que não pensa fazer muitas alterações em relação à equipa que apresentou na última jornada, diante do Vitória de Guimarães (1-2). Além disso, o técnico dos flavienses, e mesmo perante os perigos que podem advir da qualidade dos jogadores das águias, salienta a necessidade de os seus atletas serem corajosos no momento da posse.

«A nossa equipa vai ser muito próxima daquela que jogou com o Vitória [de Guimarães], porque nós fizemos um bom jogo com o Vitória. Se repararem, houve momentos que defendemos com uma linha de três e com bola o Júnior [Pius] era muitas vezes lateral. Mas mais importante que o sistema são as dinâmicas que nós teremos de adotar el do próprio jogo. E percebendo que do outro lado há qualidade e talento individual. O Benfica tem o seu patrão de jogo, mas também tem elementos que no plano individual, no detalhe, podem decidir jogos. E nós temos de estar preparados também para isso. A necessidade de pontuarmos não pode fazer com que só defendamos. Com bola temos de ter coragem e personalidade, acreditando que para pontuar é preciso fazer golos.

A dúvida em torno da utilização de Dário Essugo - o jogador foi castigado com 30 dias de suspensão por parte do Conselho de Disciplina da FPF, devido a um episódio ocorrido no passado mês de dezembro, quando o jovem médio ainda representava o Sporting, mas foi apresentado recurso para o TAD - foi também desfeita por Moreno, que confirmou a disponibilidade burocrática para poder utilizá-lo, mas diz que ainda tem de tomar uma decisão devido à questão física do atleta: «O que eu sei, de forma oficial, por via da administração da SAD é que o Dário Essugo está disponível para o jogo. Depois há a questão física, uma vez que ele na terça-feira jogou 90 minutos de grande carga pela seleção de sub-19. Compete-nos a nós, equipa técnica, perceber se ele está ou não em condições de jogar amanhã.»

Sporting: Essugo suspenso por 30 dias

19 março 2024, 19:14

Sporting: Essugo suspenso por 30 dias

Médio, cedido ao Chaves, foi ainda multado na sequência dos incidentes que ocorreram no jogo com o V. Guimarães, a 9 de dezembro; Neto foi absolvido

Recorde o que disse Moreno Teixeira após a derrota (0-3) do Chaves frente ao Sporting, no passado dia 13 de janeiro: