Essugo no Chelsea-Esperànce do Mundial de Clubes (IMAGO)

Montanha-russa de Essugo: despromovido em Espanha, campeão de Portugal e do mundo

Carreira do jovem médio tem andado entre a euforia e a desilusão

Dário Essugo tem apenas 20 anos, mas a carreira (ainda curta) tem sido uma verdadeira montanha-russa. E o título mundial de clubes, conquistado este domingo, só vem confirmar isso mesmo.

Contratado pelo Chelsea a troco de 22 milhões de euros, o médio português só precisou de 38 minutos em campo para erguer o primeiro troféu pelo emblema inglês. Essugo não foi utilizado por Enzo Maresca na final deste domingo, frente ao Paris Saint-Germain, mas fez três jogos como suplente utilizado no Mundial de Clubes, e garantiu assim o quarto título do palmarés pessoal.

Em meados de maio, ainda que à distância, Essugo festejou também a conquista do bicampeonato nacional do Sporting. O médio foi emprestado ao Las Palmas no final de agosto, mas no arranque da temporada fez ainda dois jogos de leão ao peito, pelo que teve também direito a medalha de campeão. A terceira, no caso, já que participou também na campanha vitoriosa de 2023/24, e antes, em 2020/21, quando os leões quebraram o jejum de 19 anos.

Mas o trajeto de Essugo tem andado sempre entre a euforia e a desilusão. Três dias antes da festa do bicampeonato do Sporting, o médio português estava a lamentar a despromoção do Las Palmas. A equipa insular, também com o avançado Fábio Silva no plantel, não foi além do 19.º lugar na tabela final de La Liga.

Foi a segunda temporada seguida em que Dário Essugo passou por tal situação. Em 2023/24, tal como já foi referido, também se sagrou campeão pelo Sporting, com 10 jogos disputados, mas depois não conseguiu evitar a despromoção do Desportivo de Chaves, clube ao qual foi cedido a meio da época, e pelo qual fez 14 partidas. A equipa flaviense acabou a temporada no 18.º lugar da Liga.

Resumindo, a carreira de Essugo tem sido uma verdadeira montanha-russa, e o registo mostra que não precisa de muitos jogos para erguer troféus: fez apenas 25 jogos pelo Sporting, dos quais apenas 12 na Liga, competição que venceu três vezes. Agora é campeão do mundo pelo Chelsea, ao fim de apenas três jogos disputados com a nova camisola.

Sugestão de vídeo: