Messi aponta fator decisivo para deixar de jogar
Messi festeja com a camisola do Inter Miami (IMAGO / Agencia-MexSport)

Messi aponta fator decisivo para deixar de jogar

INTERNACIONAL27.03.202407:17

Enquanto se sentir útil, argentino vai continuar

Aos 36 anos, Lionel Messi está mais do habituado às perguntas sobre o final de carreira. Não sabe quando será, nem o que fará depois.

Numa entrevista ao Big Time Podcast, foi questionado sobre os sonhos que ainda tem para realizar, depois de ter sido campeão do Mundo em 2022. «No âmbito desportivo, tive a sorte de realizar todos os meus sonhos e a verdade é que não posso pedir mais. Tento aproveitar tudo o que Deus me deu até agora, o que é muito», disse.

Quando sentir que é hora de dar esse passo, vou dá-lo sem pensar na idade

E são 43 títulos incluindo Mundial, Copa América, Jogos Olímpicos, e Liga dos Campeões com o Barcelona.

O jogador do Inter Miami falou do que sente que tem de acontecer para tome a decisão final: «Sei que no momento em que sinta que não consigo render, que já não me estou a divertir ou a ajudar os meus companheiros, estará na altura. Sou muito autocrítico comigo mesmo, sei quando estou bem, quando estou mal, quando jogo bem e quando jogo mal.

A idade não será fator decisivo, mas sim a capacidade física: «Quando sentir que é hora de dar esse passo, vou dá-lo sem pensar na idade. Se me sentir bem vou tentar continuar a competir, porque é o que eu gosto e o que eu sei fazer.»

E depois? «Ainda não pensei nisso, tento aproveitar o dia a dia, os momentos, sem pensar no futuro. Ainda não tenho nada definido, espero continuar a jogar por mais algum tempo, que é o que eu gosto. Quando chegar o momento vou encontrar seguramente o caminho.»

«PSG, uma mudança que não procurava»

O argentino voltou a recordar a saída à pressa do Barcelona para o PSG: «Foi uma mudança difícil quando fui para o PSG, porque estava muito bem no Barcelona e pensava ficar. Eu não estava pronto para sair, foi tudo muito rápido, tive que reconstruir minha vida de um dia para o outro. Conheci outra liga, outro clube, um novo balneário. Era uma mudança que não procurava, por isso, foi difícil no início.»

Vídeo que lhe pode interessar: Messi doou a 8.ª Bola de Ouro ao museu do Barcelona