Abascal chega a custo zero, depois de ter representado o Boavista nas últimas quatro épocas. (FOTO: Vitória SC)

Mercado oficial: Abascal assina pelo Vitória de Guimarães até 2027

Central uruguaio não esconde a satisfação por chegar ao castelo como jogador livre, depois de ter representado o Boavista nas últimas quatro épocas. Poderio vitoriano vale comparação a gigante sul-americano

O Vitória de Guimarães oficializou a contratação de Rodrigo Abascal, com o central a chegar a custo zero, depois de ter deixado o Boavista, e a assinar um contrato válido por duas temporadas, ou seja, até junho de 2027.

Abascal não escondeu a satisfação por continuar no futebol português ao serviço dos vitorianos: «Esta transferência deixou-me muito feliz. Sinto que este é um desafio muito grande, encaro isto como um passo muito importante na carreira. Levo quatro épocas em Portugal e sempre olhei para o Vitória como um objetivo apetecível para qualquer jogador.»

O defesa central urugaio não poupou elogios aos vitorianos e comparou-os a um gigante sul-americano: «Quando converso com amigos do Uruguai falo muito da história do Peñarol e do Vitória. São clubes muito semelhantes pela sua mística e adeptos apaixonados.»

Numa época em que os vitorianos não vão disputar competições europeias, Abascal tem as prioridades bem definidas: « o O Vitória vai cumprir os seus objetivos e conquistar coisas importantes, já na próxima época. Teremos de ser muito ambiciosos e lutarmos muito, todos juntos.»

O defesa, de 31 anos, integra de imediato os trabalhos da equipa, sob as ordens do novo técnico Luís Pinto. O jogador uruguaio conhece bem a realidade do campeonato português, pois representou o Boavista durante quatro temporadas. Entre 2021 e 2025, somou 123 jogos oficiais pelos axadrezados, somando três golos e quatro assistências.

Com formação no Fénix, no seu país, Abascal começou no Montevideu, passando pelo Juventud e, ainda, pelo Peñarol antes de se ter mudado para Portugal.

Esta é a quarta contratação para o eixo da defesa, depois das chegadas de Miguel Nóbrega, Thiago Balieiro e Paulo Vítor. O Vitória tem, neste momento, seis centrais no plantel, pois Óscar Rivas e Toni Borevkovic continuam integrados, sendo que desta feita chegou mais um jogador que atua preferencialmente com o pé esquerdo.

Sugestão de vídeo: