«Paulinho vai ser muito útil ao Sporting na luta pelo título»
Paulinho participou em 22 jogos dos leões esta temporada (Foto: IMAGO)

«Paulinho vai ser muito útil ao Sporting na luta pelo título»

NACIONAL28.12.202310:00

Manuel Fernandes, antiga glória do emblema de Alvalade, fala da importância do avançado nos objetivos dos leões para 2023/2024

A BOLA colocou três perguntas ao antigo avançado do Sporting Manuel Fernandes sobre Paulinho, que viu a concorrência na frente de ataque aumentar esta temporada, com a contratação de Viktor Gyokeres.

Manuel Fernandes (Foto: Rui Raimundo/ASF)

Manuel Fernandes deixa elogios ao reforço sueco, mas salienta a importância do avançado português na corrida ao título de campeão, não descartando a hipótese de ver a dupla em ação em simultâneo.

– Na sua opinião, Paulinho conseguiu adaptar-se ao impacto da chegada de Gyokeres e ainda veremos o melhor do avançado português esta época?

– Paulinho só tem a ganhar com Gyokeres. São dois jogadores com características totalmente opostas, um joga mais no apoio, o outro mais na profundidade. Quando joga um ponta de lança e dois alas criativos, o Pedro Gonçalves e o Edwards, a opção recairá sobre Gyokeres, se mantiver este rendimento, pois é um jogador único, humilde, que trabalha até à exaustão, será um ponta de lança de topo do futebol europeu, por isso fiquei feliz por dizer que vai ficar, tem sido importante nesta brilhante carreira do Sporting. Sempre fui defensor acérrimo de Paulinho, mesmo quando no início não caiu no goto dos sportinguistas. Tecnicamente é muito evoluído, poderia ter maior agressividade a atacar a bola, mas os ponta de lanças não podem ter tudo, mas não tenho dúvidas de que Paulinho vai ser muito útil ao Sporting na luta pelo título.

– Como antigo avançado, como é que um jogador lida com a concorrência dentro do plantel, especialmente com o mediatismo que Gyokeres está a ter?

– O treinador é extremamente importante, falar com os que jogam e os que não jogam. Paulinho é um jogador inteligentíssimo, sabe que Rúben Amorim não dá o lugar de mão beijada, compreende essas coisas. E nota-se uma frescura muito grande no grupo, através dos festejos dos golos, da reação dos jogadores no banco, das brincadeiras no aquecimento. O bom espírito é fundamental. Paulinho sabe que é importante no grupo, mas sabe que se Rúben jogar no modelo que mais gosta é ele quem sairá mais prejudicado. Mas tem números interessantes esta época, já nos deu muitos pontos, beneficia quando joga com Gyokeres, não pensa no individual, pensa no coletivo, é um jogador mais experiente, vai sentir-se bem a ajudar o Sporting a lutar pela conquista do título. Apesar de não ser a opção número 1, está feliz e é o mais importante.

 Consideraria uma mudança do sistema tradicional 3x4x3 para uma frente de ataque a dois para encaixar Gyokeres e Paulinho?

– Rúben Amorim é muito fiel ao modelo de jogo, mas pode trabalhar uma alternativa e jogar com dois pontas de lança, mas aí seria prejudicado o Edwards. O Sporting tem jogadores para jogar, por exemplo, em 3x5x2 ou 3x4x1x2, que se enquadram no Sporting. Em muitos jogos podem jogar os dois, podem completar-se.

Paulinho não joga menos e até marca mais

28 dezembro 2023, 08:00

Paulinho não joga menos e até marca mais

Avançado não acusou pressão da chegada de Gyokeres a Alvalade e já superou eficácia do início da época passada (10 golos); janeiro pode trazer mais espaço na equipa