28 outubro 2024, 18:44
Manchester United ataca Rúben Amorim
Treinador do Sporting é o favorito à sucessão de Erik ten Hag
'Red devils' despediram Erik ten Hag e já negoceiam o treinador dos leões. Oferecem-lhe 7/8 milhões por cada um de três anos de contrato. Sporting só deixa sair pela cláusula mas já tem João Pereira como solução
Ainda era manhã quando a notícia chegou de Inglaterra: Erik ten Hag despedido do Manchester United, que passou então a procurar novo treinador. Alvalade ficou alerta e os alarmes tocaram mesmo ao final da tarde com a perceção de que os red devils tinham já o alvo bem definido: Rúben Amorim. Os ingleses querem levar já o técnico português de 39 anos, a administração sportinguista só o deixa sair pela cláusula de rescisão que os de Manchester estão dispostos a pagar. O cenário de saída imediata é tão sério que a SAD dos verdes e brancos tem já solução para a sucessão: João Pereira.
Era uma questão de tempo e de mais um resultado negativo. A saída de Ten Hag do United era uma crónica anunciada e foi mesmo oficializada esta segunda-feira de manhã. Para o seu lugar, de forma interina, o adjunto e também neerlandês e antiga glória do clube Ruud van Nistelrooy.
Esta solução, do agrado dos jogadores, uma vez que Nistelrooy já era figura respeitada e interventiva no balneário dos portugueses Bruno Fernandes e Diogo Dalot, é no entanto apenas interina – seja de curto ou médio prazo, nunca cenário definitivo. E logo vários nomes surgiram como possibilidades: Xavi, que saiu do Barcelona no final da última época, era um do candidatos; Thomas Frank, treinador do Brentford outro muito bem referenciado. Porém, contas feitas, a decisão recaiu sobre Amorim.
28 outubro 2024, 18:44
Treinador do Sporting é o favorito à sucessão de Erik ten Hag
A possibilidade portuguesa ganhou mais forma porque os red devils, cientes de que tinham o treinador a prazo, já tinham encetado contactos com os representantes de Amorim. A escolha pelo português passou a prioritária desde que houve reunião com Dave Brailsford, alta figura da INEOS, uma das maiores empresas químicas do mundo e cujo proprietário, o multimilionário Jim Ratcliffe, adquiriu este ano 25 por cento do clube da Premier League.
Para o Manchester United, Rúben Amorim pode ser uma espécie de Jurgen Klopp, que jovem, com novas ideias e um discurso descomplexado fez escola de vitória no Liverpool, algo que os red devils procuram agora. Para isso, têm um contrato válido por três épocas em cima da mesa, com vencimento na ordem dos 7/8 milhões de euros por ano – em Alvalade, após a renovação de contrato, agora válido até 2026, o vencimento de Amorim aproxima-se dos €3 milhões.
Para levar já o treinador, os ingleses sabem que terão de pagar a cláusula de rescisão, apontada aos 20 milhões de euros, embora em Inglaterra garantam a existência de um acordo entre Amorim e a administração para uma saída por €10 milhões se aparecer proposta de um clube de grande craveira – curiosamente o mesmo valor que os verdes e brancos pagaram em 2020 para resgatar o treinador ao SC Braga.
Em Alvalade os alarmes fizeram a SAD precaver-se. E por isso existe já uma solução pensada para substituir Rúben Amorim: o treinador da equipa B, João Pereira. O antigo lateral-direito, com três passagens por Alvalade enquanto jogador – de 2009/2010 a 2011/2012, de 2015/2016 a 2016/2017 e em 2020/2021, a partir de janeiro e por isso a tempo de se sagrar campeão sob o comando de… Rúben Amorim.
«João Pereira está a fazer os seus passos, acho que é um excelente treinador, tem todas as condições para vir a ser treinador do Sporting», chegou a confessar, em maio, o ainda técnico da equipa A dos leões. Os elogios a João Pereira começaram antes, no próprio presidente Frederico Varandas que ainda antes de o contratar para adjunto dos sub-23, em 2021/2022, previu-lhe grande futuro enquanto treinador.
João Pereira, em 2022/2023 assumiu o cargo de técnico principal dos sub-23 e no início desta época a equipa B leonina, que nesta altura segue em 5.º lugar na Série B da Liga 3. Pode agora o antigo lateral dar um passo de gigante e pegar na equipa A no comando duma liga em que procura a conquista do bicampeonato, algo inédito em 70 anos.
29 outubro 2024, 14:10
A irreverência que o caracterizou como jogador ainda não foi completamente ultrapassada, mas «as boas ideias que tem» convenceram o presidente que está, há muito, a preparar a sucessão de Amorim